Saab 340: avião que teve o Papa entre os primeiros passageiros completa 40 anos do voo inaugural

Foto: EZ Air

O 25 de janeiro de 1983 foi um dia frio e fresco quando os pilotos Per Pellebergs e Eric Sjöberg aceleraram na pista em Tannefors, na Suécia, aquele que se tornaria um turboélice regional de referência. O primeiro voo com o Saab 340 durou uma hora e 21 minutos e transcorreu sem intercorrências.

O Saab 340 abriu novos caminhos de várias maneiras, introduzindo novas tecnologias e trazendo recursos normalmente encontrados em aeronaves muito maiores para um pequeno turboélice regional. 

Usando a ligação por difusão, a necessidade de rebites foi bastante reduzida, economizando peso e aumentando a resistência da fuselagem. A cabine de pressão era muito melhor do que qualquer concorrente em sua classe, aumentando o conforto do passageiro. Com o Saab 340 B+ em 1994, foi introduzido o cancelamento de ruído ativo. Uma característica que poucas aeronaves possuem ainda hoje.

O cliente de lançamento foi a Crossair e o Papa João Paulo II foi um dos primeiros passageiro a voar o Saab 340. Ele estava muito interessado em aprender mais sobre a aeronave e passou o voo no cockpit com os pilotos. Na hora de pousar, nenhum dos pilotos sentiu que poderia mandar o Papa voltar para a cabine, então ele permaneceu ali.

Todas as aeronaves Saab 340 disponíveis hoje estão em serviço ou em transferência / modificação para estar em serviço. É hoje a única aeronave viável com 30-35 assentos, o que é uma espécie de ponto ideal para muitos operadores regionais. O Saab 340 ainda está em demanda após 40 anos. Dos 459 produzidos, mais de 250 ainda estão em operação hoje, com uma confiabilidade de despacho atual de mais de 99%

Curiosidades do Saab 340:

– As aeronaves Saab 340 acumulam 16,7 milhões de horas de voo, ou mais de 1.900 anos no ar.

– O Saab 340 já transportou 317 milhões de passageiros. Isso é o equivalente a transportar todos os residentes da Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá juntos.

– O Saab 340 médio em serviço hoje atingiu apenas metade de sua vida útil e pode voar por muitos anos.

– Mais de 450 voos/dia ainda estão sendo feitos no Saab 340, ou um a cada três minutos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Procuradoria de Portugal investiga compra de aviões da TAP pela gestão...

0
A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Portugal abriu um inquérito sobre uma denúncia relacionada à compra de aviões da empresa