Início Indústria Aeronáutica

SAAB: Empresa que faz os caças brasileiros apresenta bons resultados no semestre

Imagem: Saab do Brasil

Nesta segunda-feira (25), a Saab apresentou os resultados de janeiro a junho de 2022, com principal destaque para uma forte entrada de pedidos em várias unidades de negócios, com influência direta do cenário da segurança e defesa global, que mudou drasticamente neste ano devido à trágica guerra na Ucrânia e suas implicações nas tensões geopolíticas.

Muitos países europeus, inclusive a Suécia, estão aumentando seus investimentos em defesa, levando a uma segurança nacional ainda mais forte. No mais, Suécia e a Finlândia também decidiram se juntar à OTAN. Tudo isso está afetando a Saab como uma empresa de defesa.

No segundo trimestre, a entrada de pedidos na Saab aumentou 76%, impulsionada por pedidos de grande e médio porte. Um pedido importante no trimestre foi a aquisição sueca de duas aeronaves GlobalEye. Isso proporcionará à Suécia uma capacidade de alerta e controle aéreo de qualidade internacional.

O desempenho operacional está progredindo bem e, até o momento, a empresa não reporta um impacto negativo significativo relacionado a questões da cadeia de suprimentos. Contudo, a inflação, a disponibilidade de certos materiais e o transporte permanecem desafiadores.

As vendas no trimestre foram alinhadas com o mesmo trimestre no ano passado, no valor de SEK 10.171 milhões (ante 10.131 em 2021, valores em coroas suecas). No acumulado do ano, as vendas estão em alta de 1%. A SAAB espera, com base em sua grande carteira de pedidos, que o ritmo de crescimento aumente no segundo semestre de 2022.

A receita operacional aumentou 3% no segundo trimestre em comparação ao ano passado, sendo de SEK 738 milhões (715), com uma margem operacional de 7,3% (7,1). O fluxo de caixa operacional foi de SEK 531 milhões (3.152) no trimestre. O segundo trimestre do ano passado incluiu importantes pagamentos relacionados à GlobalEye.

“Acreditamos que a capacidade de defesa das nações é vital para a paz e democracia, que é a base da sustentabilidade e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Continuamos a executar nossa nova estratégia de sustentabilidade. Durante o trimestre, o foco foi no fortalecimento da governança e em iniciar Forças-tarefas Climáticas no projeto Metas Baseadas em Ciência”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

“Nossas oportunidades de crescimento têm aumentado conforme os governos aumentam seus orçamentos de defesa para proteger suas populações e sociedades. Com forte portfólio de produtos e presença internacional como base, estamos preparados para atender a demanda crescente de nossos clientes“, finalizou

O relatório completo está disponível em http://saab.com/investors/financial-data/key-ratios/

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile