SAAB libera vídeo dos testes do caça Gripen brasileiro em clima quente e úmido no Pará

No mês de maio, o caça SAAB JAS-39 Gripen E, da Força Aérea Brasileira (FAB), passou por rigorosos testes climáticos em Belém e Salinópolis, sendo submetido a ambientes com temperaturas de até 35ºC e umidade de 85%. Agora, a fabricante sueca divulgou um vídeo com algumas imagens dos bastidores desses testes, o qual pode ser assistido ao final desta publicação.

Durante cerca de 20 dias, a aeronave voou por aproximadamente 12 horas em 10 missões em condições de calor e umidade elevados, característicos da região Norte do Brasil. O objetivo era avaliar o desempenho dos sistemas da aeronave nesse tipo de ambiente, garantindo o adequado resfriamento dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave em tais condições.

Os testes também deram à Embraer a oportunidade de aprimorar suas competências neste campo, como parte do programa de transferência de tecnologia. Aproximadamente 35 profissionais brasileiros e suecos estiveram envolvidos na execução dos testes.

Além dos ensaios climáticos, a campanha incluiu testes de voo em regime transônico e a avaliação da funcionalidade do radar altímetro. A capacidade transônica do caça, que representa a transição entre a velocidade subsônica e supersônica, foi testada em altitudes mais baixas, permitindo que a equipe avaliasse o aumento de calor e tensões estruturais na aeronave.

O radar altímetro, por sua vez, impacta diretamente em vários sistemas da aeronave, como o dispositivo anticolisão (GPWS), sendo crucial para voos a baixa altitude. Os voos transônicos e a validação do radar altímetro foram bem-sucedidos, representando mais uma etapa concluída na jornada global de desenvolvimento e certificação do Gripen E.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias