Início Mercado

Saída da SITA do mercado russo de serviços de TI para aviação tem a ver com russofobia, diz Rostec

Foto: TASS

A saída do mercado russo do provedor de serviços de TI para a aviação SITA não afeta o setor de forma alguma, uma vez que as operadoras russas já mudaram para softwares doméstico. Isso foi anunciado à TASS por um representante da Rostec à margem da conferência “Indústria Digital da Rússia Industrial – 2023” em Nizhny Novgorod.

“A saída da SITA é uma homenagem à moda russofóbica e um gesto de desesperança. Isso não afeta em nada o mercado, já que as operadoras russas já usam soluções domésticas há muito tempo“, afirmou.

Segundo ele, o sistema de reservas Leonardo, criado pela Rostec, é utilizado por mais de 60 companhias aéreas, que já transportaram mais de 44 milhões de passageiros com seu auxílio.

“Ao mesmo tempo, existem outros produtos em nosso portfólio, inclusive para infraestrutura aeroportuária. Estamos prontos para implementá-los, substituindo fornecedores que saem”, acrescentou a holding.

Anteriormente, uma fonte da TASS disse que um dos maiores provedores de TI do mundo no setor de aviação – SITA – deixará o mercado russo a partir de 1º de julho. A SITA também está envolvida no desenvolvimento de sistemas de reserva, embarque eletrônico, sistemas de bagagem e vários outros serviços de TI para aeroportos e aviação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile