Início Mercado

Em período forte, Embraer registra o maior nível de pedidos de aviões em sete anos

Divulgação – Embraer

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer entregou 25 aeronaves no primeiro trimestre deste ano, muito mais do que no mesmo período de 2023, de acordo com os dados divulgados este mês. Enquanto isso, o backlog (aviões por entregar) da empresa atingiu o valor mais alto em sete anos.

O aumento do primeiro trimestre veio dos jatos executivos, com 18 entregas, em comparação com oito nos primeiros três meses de 2023. A produção de grandes aeronaves comerciais manteve-se estável em sete. No ano passado, a Embraer entregou 15 aeronaves no primeiro trimestre.

O backlog, ou seja, o volume de pedidos por entregar, aumentou em 2,4 bilhões de dólares (+13%) para um total de 21,1 bilhões de dólares. A grande maioria dos novos pedidos recebidos foi para aeronaves comerciais.

O grande destaque para a Embraer foi o pedido da American Airlines em março de noventa E175. A American Airlines optou por não escolher a mais recente geração de E-jets da Embraer, mas sim a versão um pouco mais antiga E175.

Isso se deve às cláusulas de escopo da aviação regional americana. Devido a acordos com os sindicatos americanos, pilotos menos pagos podem ser usados em determinadas aeronaves regionais. O Embraer E175 atende a essas condições, enquanto a geração mais recente E2 não atende.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile