Saiu do hangar de pintura o primeiro Airbus A350 VIP em operação civil do mundo

Há poucos dias, saiu do hangar de pintura em Toulouse, na França, o primeiro jato Airbus A350-900 VIP para uma entidade civil. A aeronave, de matrícula alemã D-AKAY (msn 443), pertence à empresa K5 Aviation, especializada em transporte executivo.

O avião ACJ A350, de 67 metros de comprimento, foi registrado pelas lentes do fotógrafo Yannick Delamarre enquanto era rebocado no aeroporto francês, como mostra o tuite abaixo.

A aeronave já havia sido entregue à companhia alemã em dezembro de 2020, mas jamais voou com passageiros. A antecipação da entrega serviu para ajudar a empresa a avançar no processo de inclusão do modelo em seu certificado operacional. Depois disso, em julho, o jato foi armazenado em Basel; em agosto foi à Toulouse para pintura, onde ficou um mês; e finalmente, em 21 de setembro voltou a Basel.

Atualmente, apenas o governo da Alemanha possui jatos A350 em configuração executiva, mas sua operação é totalmente militar, realizada pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe).

A K5-Aviation GmbH foi fundada em 2010 como uma empresa independente que oferece gestão e operações de fretamento comercial de aeronaves de longo curso. Originalmente, a K5-Aviation iniciou as operações com um Airbus A319 Corporate Jet (ACJ319) e recebeu aprovação para operações de voo comercial (AOC e CAMO) em junho de 2011. 

Nos anos seguintes, a K5-Aviation expandiu a frota e atualmente opera quatro jatos corporativos Airbus A319 e dois Bombardier Global (um 6000 e um 7500). Um dos ACJ319 é um A319NEO, que foi entregue à K5-Aviation como um dos primeiros clientes, no segundo trimestre de 2019. Em 2021, a K5-Aviation está expandindo seu certifciado operacional para incluir os modelos Airbus A330 e A350. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Voo da Copa sai da pista e passageiros saem do avião...

0
Um Boeing da Copa acabou saindo da pista nesta noite de domingo, e os passageiros tiveram que sair às pressas descendo pelo motor do avião.