São José dos Campos é o 1º aeroporto de 4 a conectar destinos paulistas a outros estados até o fim de 2024

Aeroporto de São José dos Campos – Imagem: Adenir Britto / Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Estratégico para o desenvolvimento do turismo de São Paulo, o Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, dá início nesta quarta-feira (27) às operações comerciais com um voo inaugural que partirá do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 21h55, com previsão de chegada em São José às 23h00.

O AEROIN estará a bordo do voo G3-2116, que poderá ser acompanhado em tempo real no RadarBox clicando aqui, e que terá a presença do vice-governador, Felicio Ramuth; do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de São José dos Campos, Anderson Faria; e outras autoridades.

O avanço da conectividade aérea no Estado de São Paulo é um compromisso do Governo Tarcísio de Freitas desde o início da gestão. Um de seus primeiros decretos (nº 67.441), publicado no dia 10 de janeiro de 2023, manteve a redução da alíquota de ICMS em 12% nas operações com querosene de aviação. Como contrapartida, as empresas aéreas assumiram o compromisso de aumentar número de voos em destinos paulistas, colocar em operação novos aeroportos regionais e aderir ao programa de stopover.

Das três metas assumidas, duas delas já foram superadas. A primeira: o acréscimo de 840 operações semanais até dezembro de 2024, para além das 4.200 aferidas em julho de 2019. Atualmente, o Estado conta com frequência de 5.042 voos semanais. Na outra meta, São Paulo também avança com o programa stopover, permitindo que passageiros em voos com conexão por SP tenham a possibilidade de permanecer até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional na passagem aérea. As três grandes empresas aéreas que operam em SP – Gol, Latam e Azul – já aderiram ao programa.

O terceiro compromisso é operar quatro novos aeroportos regionais com voos comerciais até novembro deste ano. São José dos Campos é o primeiro, restando mais três.

“Estamos começando com um polo estratégico para o turismo de SP, especialmente pela proximidade de destinos consolidados como o Vale do Paraíba e Litoral Norte”, afirma o secretário Lucena. “Significa que aumentamos a conectividade do restante do país com a Rota da Fé, incluindo Aparecida, e com a região de serras, em municípios de grande apelo como Campos do Jordão”, completou.

O voo da GOL, de número G3-2116, partirá do RIOgaleão sempre às quartas, sextas e domingos às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h. As aeronaves utilizadas serão os Boeings 737-800 e 737 MAX-8, com capacidade para 186 passageiros.

No sentido inverso, o voo, de número G3-2117, partirá de São José dos Campos sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25.

A SJK Airport, concessionária do aeroporto, preparou um evento para cerca de 200 convidados no saguão do terminal, a partir das 21h30, para marcar a retomada da operação comercial de passageiros.

Ao pousar, a aeronave será “batizada” com jatos de água de reuso pelo Corpo de Bombeiros. O ritual é uma tradição mundial na aviação usada para festejar uma nova rota.

Com informações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias