Segundo Boeing 737 para a frota da Total Linhas Aéreas chega a uma de suas principais bases, o SJK Airport

Imagem: Divulgação SJK Airport

O SJK Airport recebeu na tarde desta quinta-feira, 6 de junho, a mais recente aeronave a integrar a frota da Total Linhas Aéreas, o Boeing 737-400F (cargueiro) de matrícula PS-TLB.

Como mostrado pelo AEROIN, o equipamento chegou ao Brasil no dia 1º de junho, através do Aeroporto Internacional de Recife (PE). No mesmo dia, foi levado até o Aeroporto Internacional de Confins (MG), e hoje pousou às 14h40 no Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SP), onde foi recebido com o tradicional batismo com jato de água.

Imagem: Divulgação SJK Airport
Imagem: Divulgação SJK Airport
Imagem: Divulgação SJK Airport

Operando no mercado aéreo brasileiro há mais de 36 anos, a Total Linhas Aéreas passa por um amplo processo de reestruturação e expansão de suas operações. A empresa anunciou que o SJK Airport será uma de suas principais bases operacionais no Brasil.

“São José dos Campos é um ponto estratégico no mercado brasileiro de cargas aéreas, tendo em vista sua localização privilegiada e a alta qualidade da sua infraestrutura aeroportuária”, afirmou Ademir Knop, Presidente da empresa aérea.

“Uma vez mais o SJK Airport demonstra sua relevância no cenário logístico brasileiro, com capacidade para receber as maiores aeronaves do mercado, garantindo segurança, agilidade e eficiência aos clientes, e se consolidando como o 4º aeroporto de grande porte da terminal aérea de São Paulo, uma das mais movimentadas terminais aéreas do mundo”, destacou Eduardo Valle, CEO do aeroporto.

O jato em questão tem 30 anos de idade e começou seus serviços transportando passageiros para a Turkish Airlines. Em 2017, o jato foi retirado momentaneamente de operação para conversão em cargueiro. Entre 2018 e 2023, voou na rede de carga aérea da irlandesa ASL Airlines.

O primeiro Boeing 737-400 da Total foi recebido em maio de 2021, ainda no meio da pandemia, para operar em nome da empresa de logística homônima, mas independente, Total Express. Hoje, já não leva mais a pintura daquela empresa, operando com a marca da própria Total Linhas Aéreas.

Outra informação importante sobre a frota da Total é que a empresa reservou matrículas para mais dois jatos Boeing 737-400, conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). As aeronaves reservadas são:

– MSN 26606 (futuro PS-TLE) – refere-se a um jato de 27 anos, que começou os serviços em 1997 no Japão. A conversão a cargueiro aconteceu em 2014 e, desde então, voou em várias empresas, sendo a última a DHL Aviation, com registro no Panamá. Está parado em Miami desde o final de fevereiro, após ter passado um tempo em Macon, local conhecido por receber aeronaves para serviços de manutenção e modificações.

– MSN 28887 (futuro PS-TLF) – refere-se a um avião de 27 anos, cujo primeiro operador foi a Alaska Airlines, dos EUA. Em 2018, o jato foi convertido a cargueiro e repassado a seu segundo operador, a Bluebird Nordic, da Islândia. Também está parado em Miami, desde dezembro, após um voo desde a Itália com escalas na Islândia e no Canadá.

Ambas as aeronaves ainda não têm uma data publicamente confirmada de chegada ao Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias