Senadores acusam empresas aéreas de cartel e cobram ANAC para redução dos preços

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) ouviu o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, em audiência pública realizada na terça-feira (20) para debater o plano de atuação da Anac e as condições da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária sob a ótica regulatória e fiscalizatória.

O debate atendeu ao requerimento (REQ 16/2023 — CI) apresentado pelo presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Foram apresentados os objetivos e resultados da agência, além de temas como preço das passagens e programas de milhagens.

O Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) discutiu sobre as medidas e metas a serem tomadas pelo órgão. O foco da Agência, é a mobilidade, conectividade, simplificação de serviços, uso intensivo de tecnologia, e promoção da competição e inclusão de novas empresas no mercado.

Durante o debate, foi levantada a hipótese do cartel, devido a pequena diferença de preços entre as empresas aéreas, e foi sugerido a ingerência da ANAC para que esse problema seja enfrentado de frente. Para que haja uma melhora na situação atual, aumentar o número de companhias aéreas, criar novas ofertas de transporte para passageiros e cargas, além de tornar o ambiente competitivo é essencial.

Fonte: Agência Senado

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias