Início Indústria Aeronáutica

Sete anos após EUA, Europa emite certificado de tipo para o turboélice chinês Y-12F

Foto: Divulgação

A fabricante chinesa Harbin Aircraft noticiou sobre a certificação europeia para seu avião de transporte regional Y-12F. A aeronave ainda conta com sete anos da aprovação dos Estados Unidos, recebendo melhorias desde então.

O Y-12F se destaca como um turboélice duplo de asa alta com um alcance de 193 milhas náuticas, velocidade operacional máxima de 209kt, peso máximo de decolagem de 8,4t, dois compartimentos de bagagem – 50kg dianteiro e 250kg traseiro – e motores Pratt & Whitney Canada PT6A. Além disso, não é pressurizado, tem comprimento de 16,47m, envergadura de 19,89m, tem tanques de combustível com capacidade para 1.252kg e configuração para transportar 3t de carga ou atender ao transporte VIP ou plataforma de missão especial.

O Y-12F tem sido submetido a melhorias de desempenho, confiabilidade e facilidade de manutenção, onde a segurança de voo tem sido colocada pela fabricante como objetivo principal ao longo destes anos.

A sua certificação foi assinada pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia em 13 de julho. A aeronave também tem certificação emitida pela administração da aviação civil da China datada dezembro de 2015 e completou sua certificação na América do Norte em fevereiro de 2016, informou a agência estatal chinesa Xinhua,

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile