Início Diversos e Eventos

Simpósio mundial de carga aérea da IATA abordará Digitalização, Sustentabilidade e Segurança & Proteção

Imagem: mariakray, via Depositphotos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informa que a agenda do seu simpósio mundial de carga aérea, o IATA World Cargo Symposium (WCS), que será realizado em Hong Kong, China, de 12 a 14 de março de 2024, contará com palestras especializadas em Digitalização, Sustentabilidade e Segurança & Proteção.

Brendan Sullivan, chefe global de carga da IATA, destaca que a carga aérea é um herói anônimo da economia global, pois, em tempos normais, ela entrega cerca de 35% do valor dos bens comercializados através das fronteiras, e na pandemia, levou suprimentos médicos e vacinas para onde eram necessários. Além disso, hoje está fornecendo uma alternativa de transporte vital para alguns produtos, já que as rotas marítimas do Mar Vermelho enfrentam incertezas geopolíticas.

“O sucesso da carga aérea é importante. Quando os líderes globais da carga aérea se reunirem em Hong Kong para o Simpósio Mundial de Carga da IATA, garantir a confiabilidade futura e o crescimento deste setor crítico será estar em primeiro lugar com uma agenda focada em sustentabilidade, digitalização, segurança e proteção”, disse Sullivan.

Palestrantes e Sessões

Ronald Lam, CEO do Grupo Cathay, Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, e Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA, se juntarão a Sullivan na definição do cenário para a conferência com discursos principais.

Eles serão acompanhados pelos principais especialistas em carga aérea, incluindo:

– Tom Owen, Diretor de Carga, Cathay Pacific
– Michael Steen, CEO, Atlas Air
– Vivian Lau, diretora executiva do Jardine Aviation Services Group
– Kirsten de Bruijn, vice-presidente executiva de carga, WestJet
– Marco Bloeman, Diretor Geral da Accenture e Chefe da Accenture Cargo

O tema geral do evento, “Impulsionar o crescimento sustentável e inclusivo”, será apoiado por três vertentes:

– Sustentabilidade, que incluirá sessões sobre acompanhamento do progresso em direção a saldo líquido zero de emissões de carbono até 2050, relatórios ESG, otimização de operações para desempenho ambiental, redução de plásticos de uso único e estratégias circulares para componentes de dispositivos de carga unitária (ULD);

– Digitalização, que incluirá sessões sobre estratégias baseadas em dados para melhorar o desempenho e reduzir custos, alcançando a eficiência do OneRecord e o potencial para IA generativa na carga aérea;

– Segurança & Proteção, que incluirá sessões sobre o Anexo 18 – Supervisão regulatória de transitários/agentes de manuseio para remessas de mercadorias perigosas, estratégias de contenção de incêndio para remessas de baterias de lítio, aeronavegabilidade ULD, desenvolvimentos mais recentes para a segurança de remessas de animais vivos, implicações de uma estrutura integrada de gerenciamento de risco.

Workshops

Estratégias inclusivas para gerenciar as pessoas necessárias para liderar e impulsionar o futuro da carga aérea serão o foco de dois workshops importantes da WCS:

– Construindo a próxima geração de talentos no Future Air Cargo Executives Summit (FACES);

– Os benefícios do treinamento baseado em competências por meio do Centro de Treinamento e Avaliação Baseado em Competências (Centro CBTA) da IATA e como ele ajuda a melhorar a segurança e o desempenho no local de trabalho.

Workshops adicionais incluem:

– Melhorar o desempenho nos principais segmentos de mercado usando os programas Centro de Excelência para Validadores Independentes (CEIV) da IATA (CEIV Pharma, CEIV Live Animals, CEIV Lithium Batteries e CEIV Fresh);

– Como as soluções de carga da IATA estão auxiliando a indústria na tomada de decisões e na conformidade da carga, no sentido de melhorar a segurança e a eficiência;

– Como o faturamento e a liquidação de carga aérea podem ser aprimorados usando o novo CASSLink;

– Um Fórum de Comércio Eletrônico para identificar como uma maior visibilidade entre varejistas digitais e operadores de carga melhoraria a eficiência.

FACE-UP! Prêmios de Carga Aérea 2024

O vencedor da 3ª edição da Premiação FACE UP! da IATA também será decidido no WCS. O FACE UP! é um concurso para recém-licenciados cuja tese incide sobre o tema da inovação e transformação na logística do transporte aéreo.

Três finalistas serão convidados a apresentar seus projetos durante a conferência. Os membros das delegações votarão então na sua inovação preferida e os vencedores serão anunciados na sessão plenária de encerramento do WCS.

Informações da IATA

Sair da versão mobile