Simulações pioneiras da NATS abrem caminho para voos rotineiros de drones no Reino Unido

Drone usado no teste de voo da NATS – Imagem: Divulgação / NATS

A perspectiva de drones pilotados remotamente operando em alguns dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido ficou um passo mais perto da realidade após uma série de simulações pioneiras realizadas pela NATS, que provê o serviço de gestão de tráfego aéreo das regiões de informação de voo do Reino Unido e da Área de Controle Oceânico de Shanwick.

As simulações, realizadas na sede da NATS em Hampshire, na Inglaterra, demonstraram como os drones poderiam ser perfeitamente integrados ao tráfego aéreo em um aeroporto movimentado. Isso incluiu operadores de drones preenchendo planos de voo, drones chegando e partindo do aeroporto e saindo em segurança de conflitos com outras aeronaves.

Imagem: Divulgação / NATS

O trabalho principal faz parte do Projeto CAELUS, uma colaboração de 16 parceiros da indústria, incluindo AGS Airports, University of Strathclyde, NATS e NHS Scotland, com o objetivo de usar drones para transportar suprimentos médicos essenciais em toda a Escócia.

O primeiro voo de teste do projeto ocorreu no aeroporto de Glasgow no ano passado, com um drone voando para o hospital NHS Golden Jubilee, nas proximidades.

O trabalho de desenvolvimento de conceito e simulação liderado pela NATS é essencial para compreender como esse voo único poderia ser ampliado com segurança para incluir dezenas de drones voando ‘Além da linha de alcance visual’ (BVLOS) e entregando medicamentos e exames de sangue a pacientes em toda a Escócia e potencialmente além.

A integração do espaço aéreo foi supervisionada por uma nova função de Gestor do Espaço Aéreo utilizando nova tecnologia desenvolvida pela NATS. Como parte deste “conceito de operações” proposto, a comunicação direta de voz entre um operador de drone e o controle de tráfego aéreo só seria necessária em casos excepcionais – incluindo o tipo de cenário de emergência demonstrado durante as simulações.

Richard Ellis, Diretor de Novos Usuários do Espaço Aéreo da NATS, disse: “Tudo o que estamos fazendo é nos esforçar para permitir a integração perfeita e segura de drones e outros novos usuários do espaço aéreo em nossos céus. Ainda há muito trabalho a fazer, incluindo o desenvolvimento e aprovação de novas tecnologias e regulamentações, mas acredito que o que nós e os nossos parceiros do Projecto CAELUS estamos fazendo ajudará a apoiar esse processo e está nos deixando um passo mais perto de um futuro emocionante”.

Fiona Smith, Chefe de Estratégia de Aeródromos do Grupo AGS Airports e Diretora do Projeto CAELUS, disse: “Continuamos vendo alguma colaboração e inovação valiosas em todo o Projeto CAELUS e este último trabalho liderado pela NATS demonstra verdadeiramente a nossa ambição de abrir um novo caminho. Nosso primeiro teste de voo no ano passado foi extremamente importante e demonstrou um meio de integração de drones em um ambiente de aeroporto.

Neste ano, esperamos apresentar muito mais demonstrações, incluindo um programa de voo aprimorado em toda a Escócia, e estamos muito satisfeitos em iniciar esse programa com essa emocionante vitrine da NATS”.

Hazel Dempsey, gestora do programa nacional CAELUS do NHS Grampian, acrescentou: “Explorar como a tecnologia dos drones poderia ser utilizada de forma útil para prestar cuidados a pessoas que vivem em locais urbanos, remotos, rurais e insulares, está cada vez mais perto de uma realidade”.

O Projeto CAELUS é um programa Future Flight Challenge financiado conjuntamente pela Pesquisa e Inovação do Reino Unido. Outros voos de teste estão planejados para o final deste ano.

Informações da NATS

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias