Início Regulamentação

Sindicato dos Aeronautas assina memorando para colaborar no combate ao tráfico humano

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) assinou um memorando de cooperação com o DHS (Department of Homeland Security), o Departamento de Segurança Interna dos EUA, para integrar a BLI (Blue Lightning Initiative), uma campanha de conscientização para educar o público, as autoridades policiais e outros parceiros da indústria de transportes, para reconhecer os indicadores do tráfico de pessoas e como responder adequadamente a possíveis casos.

Com a assinatura do memorando, o SNA pode divulgar as ações, encontros e disponibilizar materiais de treinamento, em português, sobre como identificar o tráfico de pessoas. Os associados ao sindicato também receberão treinamento exclusivo sobre o tema.

Com esses recursos, o SNA vai capacitar os aeronautas, para que possam identificar e agir diante de possíveis casos de tráfico de pessoas, orientando os tripulantes a fornecer informações por meio de um protocolo interno da instituição, que deve repassar a informação para o disque-denúncia (tip line) do DHS.

De acordo com a BLI, a aviação comercial é um dos meios de transportes utilizados para os traficantes de pessoas transportarem suas vítimas. As estatísticas apontam que milhões de homens, mulheres e crianças sejam traficados por anos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde cerca de 441 vítimas do tráfico foram identificadas em 2021.

A iniciativa de combate ao tráfico de pessoas conta com parcerias de empresas, aeroportos e associações de trabalhadores da aviação de vários países.

Informações do SNA

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile