Sindicato dos Aeronautas atualiza sobre a segunda rodada de negociações para renovação da CCT

Imagem: Gazpromneft-Aero

Por meio de nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que se reuniu com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) nesta terça-feira (19), para dar continuidade às negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular.

Nesta reunião as empresas trouxeram uma proposta para os itens econômicos, com a reposição integral do INPC, mais 1% de aumento real a serem aplicados no piso salarial, salário fixo e variável (horas/quilômetros), diárias nacionais, vale alimentação, seguro, além da multa por descumprimento da CCT. O SNEA também propôs que este reajuste, excepcionalmente, já seja aplicado nos salários de outubro, pagos em novembro.

O SNA informou que vai acionar os economistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para que sejam verificados os efeitos desta antecipação nos salários dos tripulantes.

“Com relação às diárias internacionais, o nosso pedido permanece que as diárias praticadas sejam reajustadas pelo índice inflacionário dos EUA. Porém, as empresas trouxeram a proposta de reajustar somente alguns pisos contidos na CCT, o que não atende a reivindicação”, disse a nota do SNA.

“Sobre a cláusula do Early Start (programações logo cedo que não configuram madrugadas), até momento há um compromisso das empresas para que essas apresentações não ultrapassem três dias consecutivos. A discussão ainda permanece sobre o horário de apresentação após esse tipo de programação”, prosseguiu.

As empresas apresentaram uma cláusula denominada “apontamento voluntário de preferência de escala”, que ainda será analisada pelo sindicato.

O SNA solicitou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (22) em razão da proposta de reajuste antecipado. O histórico das negociações pode ser acompanhado através do link: https://aeronautas.org.br/cct-aviacao-regular-2023-24

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias