Início Empresas Aéreas

Sindicato pede esclarecimentos à Latam sobre descanso dos tripulantes em voos sem crew rest

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) questionou a Latam Airlines Brasil sobre o descanso em voos sem o compartimento crew rest. De acordo com denúncias recebidas pelo sindicato, para cumprimento do período mínimo de descanso, os turnos estão divididos de maneira que, um dos turnos de descanso acontece durante o serviço de bordo.

De acordo com a Latam, isso acontece devido ao bloqueio de somente dois assentos para a tripulação de cabine. A empresa afirmou que fará uma atualização no desenho do serviço de bordo e aumentará o bloqueio para quatro assentos em alguns voos, para que o descanso seja dividido em menos turnos, aumentando assim sua duração.  

O departamento de Safety do SNA elaborou um parecer sobre o descanso durante o serviço de bordo: “O descanso da tripulação acontece na cabine de clientes, e o cumprimento do período mínimo de descanso a bordo, divididos em turnos de descanso, acontecem inclusive durante o serviço de bordo, prejudicando a qualidade do descanso.

A qualidade do descanso a bordo pode impactar no nível de alerta e nas oportunidades de descanso do aeronauta, portanto, o tema está relacionado à fadiga humana e é previsto no RBAC 117, que versa sobre os Requisitos Para Gerenciamento de Risco De Fadiga Humana.

Desse modo, ao analisar a regulamentação vigente, constata-se que quanto maior o conforto ao tripulante e o tempo de descanso proporcionado, maior será o tempo de jornada que o tripulante poderá realizar, sendo diretamente proporcional.

Por fim, do ponto de vista da segurança operacional a programação do descanso a bordo que ocorre durante o serviço de bordo pode estar afetando a segurança operacional, pois de acordo com os relatos recebidos, isso tem sido um fator contribuinte para a fadiga humana”.

O SNA informou que continuará acompanhando o caso e reforça que, em caso de qualquer irregularidade os aeronautas devem entrar em contato com o sindicato.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile