Sindicato requer à Líder que cesse a aplicação de exame de queratina além das normas da ANAC

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à Líder Táxi Aéreo, onde requer que a empresa se abstenha de aplicar exame de queratina nos aeronautas, fora da norma especificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com relatos, a Líder estaria aplicando testes de coleta de queratina nos aeronautas, averiguando períodos pregressos, em torno de 180 dias, o que contraria a IS (Instrução Suplementar) 120-002 – Revisão C, da Anac.

A norma em questão estabelece para aferir a aptidão dos aeronautas devem ser realizados os ETPS (Exames Toxicológicos de Substâncias Psicoativas), que devem atestar a ausência de uso recente de substâncias psicoativas e sua influência no momento do trabalho, sendo globalmente utilizados os exames de urina e saliva para este fim.

Desta forma, o SNA requereu à empresa que cesse a aplicação do exame de queratina fora da norma estabelecida e que esclareça os fatos narrados o mais breve possível.

Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/3yXN0Fd

Informações do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Viracopos vai às escolas do entorno do aeroporto para conscientizar sobre...

0
Nesta sexta-feira (28/06), o Aeroporto Internacional de Viracopos inicia o projeto anual “Guardiões de Viracopos”, que consiste na realização