Sistema anti-colisão (TCAS) criado na Rússia passa em testes de solo e de voo

Foto de Alex Pereslavtsev, GFDL 1.2, via Wikimedia

A desenvolvedora russa de sistemas de navegação aérea, Navigator Institute of Aviation Instrumentation, anunciou que seu sistema de prevenção de colisão aérea (similar ao TCAS) para aeronaves civis passou com sucesso nos testes de solo e voo. O sistema foi projetado para monitorar o espaço aéreo ao redor da aeronave, alertando os pilotos de outras aeronaves equipadas com o transponder apropriado.

De acordo com Sergey Baburov, Diretor Geral da Navigator JSC, os trabalhos para qualificar o sistema estão em curso com a emissão de um Completion Product Compliance Certificate, que permitirá a instalação deste sistema em todas as aeronaves russas, substituindo equipamentos importados.

Além disso, a assessoria de imprensa da empresa anunciou a entrada em funcionamento de instalações de produção adicionais, que permitirão aumentar o número de produtos fabricados.

Nas novas instalações serão realizados testes de aceitação, ajuste de equipamentos radioeletrônicos de bordo, de sistemas de alerta precoce de proximidade do solo (SRPBZ, TAWS), painéis de controle, indicadores multifuncionais, navegação a bordo e equipamentos de pouso VIM-95.

Durante os voos de teste, o sistema foi monitorado no ar, formando mensagens de alerta e recomendações de manobra para a tripulação. Os resultados obtidos foram reconhecidos como exitosos. Esta é uma notícia importante para a indústria aérea russa, que busca substituir as importações de seus insumos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias