Sistema de “GPS Russo” será usado para a segurança de voos agrícolas em locais de “céu fechado”

Sukhoi SU-38 – Foto de Sergey Ryabtsev, GFDL 1.2, via Wikimedia

A Air Navigation and Information Systems Company, da estatal russa Rostec, e a JSC Glonass assinaram um acordo de cooperação para criar um sistema para garantir a segurança dos voos da aviação agrícola, inclusive em condições de “céu fechado” (por causa da guerra) no sul da Rússia, onde o sinal de GPS não funciona. O Glonass é o sistema de posicionamento global russo.

“Esta região é a parte mais importante de todo o complexo agroindustrial da Rússia, ao mesmo tempo, o regime de “céu fechado” opera aqui há quase um ano. O sistema Rostec e Glonass foi projetado para garantir a segurança de voos da aviação agrícola e tornará este trabalho mais confortável. No futuro, o projeto poderá ser ampliado para todas as aeronaves de pequeno porte na Rússia, o que permitirá não depender de soluções importadas (o GPS, no caso)”, disse Oleg Yevtushenko, Diretor Executivo da Rostec, cujas palavras são citados pela agência russa TASS.

O sistema será criado graças à integração do sistema de automação de controle de tráfego aéreo Galaktika e do sistema de informações de estado ERA-GLONASS. O Galaktika fornecerá uma interface para planejamento de voo e o ERA-GLONASS fornecerá troca de informações com o sistema unificado de gerenciamento de tráfego aéreo da Federação Russa e departamentos, incluindo o Ministério da Defesa da Rússia, explicou a Rostec.

Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia fechou parte de seu espaço aéreo no sul e na parte central do país para aeronaves civis no contexto da operação militar na Ucrânia. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias