Início Empresas Aéreas

Sky High planeja adquirir mais jatos Embraer para sua expansão regional

Imagem: Embraer

A companhia aérea dominicana, Sky High, apresentou seus planos de expansão durante um evento da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que aconteceu em Buenos Aires entre os dias 16 e 18 de outubro.

Fundada em 2012 com uma frota de turboélices, incluindo o Jetstream 41 e vários Beechcraft, a companhia aérea começou a oferecer voos turísticos saindo de Punta Cana e, atualmente, é a maior companhia da República Dominicana, atendendo a 14 destinos na Holanda e Antilhas Francesas, Pequenas Antilhas, Venezuela e, em breve, Estados Unidos. Além disso, eles operam vários serviços de fretamento para Jamaica, Cuba e Nicarágua.

Desde 2018, a Sky High tem dois Embraer ERJ 145 de 50 passageiros e, em meados de 2022, adicionou dois Embraer 190 de 97 lugares, sendo o último entregue neste mês, conforme noticiado pelo AEROIN. A alta demanda de suas operações de fretamento, que representa 50% de suas operações, e sua expansão progressiva geraram a necessidade de incorporar mais dois E190 e dois ERJ 145.

“Começamos com dois Embraer 190, mas foi uma reviravolta tão grande e ampla com a abertura de novas rotas e serviços de fretamento, que percebemos que precisaríamos de dois 190 e dois 145 para operações pequenas e fretadas”, disse Cesarina Beauchamp, Diretor Comercial da Sky High Dominicana, para o site Aviacionline.

Beauchamp também anunciou que está estudando a aquisição de mais dois Embraer 175 em 2023 para rotas regionais. Em referência ao E2, a diretora comercial não descartou a possibilidade de adquirir a nova geração de E-Jets no futuro, destacando que é a única operadora do E190 no Caribe.

Próximo destino: Estados Unidos e Jamaica

Segundo dados obtidos pela Aviacionline através do Conselho de Aviação Civil da República Dominicana, entre janeiro e setembro de 2022, a Sky High transportou 40.645 passageiros, um crescimento de 22,46% em relação ao mesmo período de 2019 e 250% em relação a 2021.

Ao longo de 2022, a empresa desembarcou na Venezuela e em Cuba, mas também espera inaugurar seus serviços para Miami, Estados Unidos, e Kingston, Jamaica, com um voo diário e dois voos semanais, respectivamente.

Recentemente, a empresa recebeu autorização do JAC para abrir novos destinos nos Estados Unidos. Em conjunto com a aprovação e aquisição de mais Embraer, a diretora comercial revelou que Boston será o segundo destino a abrir nos Estados Unidos e, em uma terceira fase, Tampa. Ambos os destinos começarão a ser comercializados durante o primeiro trimestre de 2023.

Beauchamp destacou a diáspora dos dominicanos em Boston, que movimenta mais de 350 mil passageiros entre a República Dominicana e os Estados Unidos.

Alianças e conexões

Antes da pandemia, a Sky High transportava cerca de 85% dos passageiros dominicanos em seus voos, mas após a pandemia diversificou suas operações, e agora mais de 30% são passageiros das Antilhas.

Cesarina Beauchamp afirmou que o Aeroporto Internacional Las Américas permite a conexão com os destinos da empresa dominicana para a América do Sul, América do Norte e Europa, principalmente por meio de buscas multidestino.

“Está se abrindo um mercado muito grande, tanto para turismo quanto para negócios, que antes usavam a Copa Airlines para escalar no Panamá e agora estão conhecendo nossa companhia aérea”, explicou Beauchamp.

A Sky High negocia com diversas empresas acordos de codeshare e/ou interline, incluindo a Plus Ultra para conexões com a Espanha, um dos principais afluentes de passageiros da República Dominicana.

Leia mais:

Sair da versão mobile