Início Regulamentação

SNA apresenta relatório na Ifalpa e destaca desafios no gerenciamento da fadiga no Brasil

Imagem: Força Aérea Brasileira

Em reunião do comitê HUPER (Human Performance) da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) apresentou o relatório com o resultado da pesquisa para obter dados acerca da satisfação dos níveis de fadiga dos tripulantes brasileiros.

Entre os pontos destacados pelo comitê, estão a preocupação dos tripulantes brasileiros em relatar episódios de fadiga, principalmente por medo de retaliações. Na ata da reunião o HUPER fez os seguintes apontamentos a respeito do relatório do SNA:

Desafios relacionados ao tratamento do gerenciamento de fadiga no Brasil foram relatados e mostram preocupações do piloto Brasileiro. A pesquisa apresentada no documento enviado pelo sindicato mostra que o medo de retaliação e indisposição a relatar fadiga são fortemente presentes. Quando discutido o assunto em reunião do comitê, a região da Ásia e Pacifico demonstrou ter os mesmos desafios.”

O relatório será encaminhado para o comitê AAP (Accident Analysis & Prevention) e para o SMWG (Safety Management Working Group) para revisão e futuras ações. O relatório de fadiga, com base na pesquisa feita com os tripulantes. pode ser acessado através do link: https://www.aeronautas.org.br/relatorio-de-fadiga/.

Informações do SNA

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile