SNA e Aeroviários de Porto Alegre pedem à Justiça antecipação dos valores da massa falida da Varig

Diante do estado de calamidade, decretado pelo governo devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o SNA e o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre solicitaram, através do escritório de advocacia Castagna Maia Advogados Associados, que a Justiça antecipe a liberação de valores aos credores da Classe 1 da massa falida da Varig, com o objetivo de auxiliar os ex-funcionários da empresa que vivem no estado.

Sendo a Varig uma empresa que nasceu no Rio Grande do Sul, há milhares de ex-funcionários da empresa que vivem no estado e necessitam de auxílio urgente. Os sindicatos reforçam que, um dos motivos pelos quais a União firmou acordo com a massa falida, foi a questão social que envolve o pagamento de créditos dos trabalhadores, sendo, portanto justo e necessário que a liberação dos valores seja feita.

Esclarecemos que esses recursos não são provenientes do referido acordo, cujos valores só devem começar a ser pagos em 2025. No entanto, a massa falida possui recursos atualmente e as entidades sindicais entendem que é viável a distribuição imediata de valores para os credores.

A liberação proporcional aos credores da Classe 1 também beneficiará os moradores do Rio Grande do Sul, que necessitam urgentemente desses recursos.

Desta forma, o SNA e ao Aeroviários de POA solicitaram que o Juízo leve em consideração a questão humanitária e de relevante interesse social, e promova a antecipação urgente dos valores disponíveis atualmente à Classe 1.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias