Após denúncias recebidas de tripulantes, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à Infraero sobre supostos procedimentos inadequados praticados por APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil), prejudicando o acesso dos aeronautas à ARS (Área de Segurança Restrita) do aeroporto Santos Dumont.
De acordo com relatos, os APACs estariam exigindo a apresentação de CHT (Certificado de Habilitação Técnica) impresso para que os tripulantes possam acessar a ARS do aeroporto. O SNA reforçou que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não exige a apresentação de CHT impresso.
Desta forma, o SNA solicitou que e Infraero reoriente os APACs sobre os procedimentos corretos no acesso às ARS. O sindicato também solicitou uma reunião com a empresa a fim de solucionar os problemas relatados pelos aeronautas.
O ofício pode ser visto na íntegra em https://bit.ly/3ZkZwa0.
Nota da Infraero
A Infraero frisa que a equipe de Agentes de Proteção da Aviação Civil do Aeroporto Santos Dumont atua no controle de acesso às áreas restritas e controladas de acordo com a legislação vigente.
Logo, para a liberação do acesso de aeronautas a essas áreas são aceitos: o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) Digital apresentado na tela do celular, tanto no Aplicativo gov.br quanto no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil; o print da tela e o CHT na versão impressa. A validação das informações presentes no CHT será feita pela leitura do QR Code sempre que considerado necessário pelos agentes.
A Infraero ressalta que conta sempre com a costumeira colaboração do Sindicato Nacional dos Aeronautas para as melhorias dos procedimentos críticos da administração aeroportuária e se colocará à disposição para uma reunião.