SNA pede que Omni esclareça sobre exigência de pagamento de simulador a tripulantes

Imagem: Omni Táxi Aéreo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à Omni Táxi Aéreo solicitando esclarecimentos sobre denúncias recebidas dos aeronautas a respeito de uma exigência, por parte da empresa, de que os tripulantes paguem o treinamento em simulador.

De acordo com os relatos, a empresa estaria solicitando aos aeronautas a assinatura de um termo, antes dos treinamentos de simulador inicial e periódico, com a previsão de desconto do valor do simulador, no período de um a três anos após a realização destes, na hipótese de pedido de dispensa pelo tripulante ou dispensa por justa causa.

A prática fere a lei do aeronauta, que estabelece a responsabilidade do empregador no custeio integral do certificado de habilitação técnica e todos aqueles necessários ao exercício das funções contratuais dos seus tripulantes.

Desta forma, o SNA solicitou que a empresa cesse com a prática e preste os devidos esclarecimentos sobre o tema o mais breve possível.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias