Início Regulamentação

Sneta apresenta nova proposta e SNA convoca aeronautas do táxi aéreo para assembleias

Após o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) encaminhar, nesta quinta-feira (18), uma nova proposta de renovação da CCT 2023/24, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocpu os associados do Táxi Aéreo para AGEs para esclarecimentos e deliberações sobre a negociação da CCT 2023/24, que serão realizadas presencialmente na próxima quinta-feira (25), em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na proposta enviada pelas empresas, o Sneta aceitou que o reajuste no valor do VA também seja aplicado sobre os valores praticados. Além disso, as empresas aceitaram a redação sugerida pelos aeronautas para a cláusula do almoço para que estabelece que:

I) as empresas organizem horários de refeição que não obriguem os aeronautas a almoçarem antes das 11h e terminarem depois das 15h, e a jantarem antes das 19h e terminarem depois das 21h30min;

II) por necessidade de serviço, se o intervalo de almoço do tripulante tiver início após as 13h, as empresas se obriguem a fornecer, durante o mencionado intervalo, uma refeição quente, sem prejuízo do pagamento da diária de alimentação a que o aeronauta faz jus.

No entanto, permanece o reajuste nos itens econômicos apenas pelo INPC do período de 1º de dezembro de 2022 a 30 de novembro de 2023, sem nenhum ganho real. O Sneta também manteve os valores dos pisos salariais sem distinção por equipamentos, e não houve alterações na cláusula de treinamento.

Acompanhe o histórico da negociação aqui: https://www.aeronautas.org.br/tag/cct-taxi-2023-2024/

“O SNA considera preocupante o fato de não haver qualquer interesse das empresas em conceder aumento real aos aeronautas, haja vista o bom momento econômico das empresas atrelado ao fato de que na CCT 2022/23 só houve a reposição inflacionária. Desta forma, convocamos os aeronautas do Táxi Aéreo para as assembleias presenciais, visando definir os próximos passos a serem tomados em relação às negociações da CCT da categoria”, disse a nota.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile