Início Empresas Aéreas

Sob gestão de Milei, Aerolíneas Argentinas deixará de voar para Cuba

Imagem: Clément Alloing

A Aerolíneas Argentinas deixará de voar para Havana, em Cuba, a partir de 8 de março, rota que havia sido relançada em julho de 2022, como parte de uma reorganização que visa tornar as operações mais eficientes sob o governo de Javier Milei.

Por outro lado, como informa o Aviacionline, a Aerolíneas Argentinas aumentará seus voos para Cancún de quatro para cinco por semana. Cancún provou ser um destino rentável para a companhia aérea, mantendo as taxas de ocupação acima de 90%. Em 2023, a empresa transportou 79.312 passageiros nessa rota.

Em julho de 2022, a companhia aérea inaugurou seus voos para Havana com escala técnica em Punta Cana, na República Dominicana, oferecendo três operações semanais em aeronaves Boeing 737 MAX 8 com capacidade para 170 passageiros. No entanto, seis meses depois, reduziu a frequência para dois voos por semana e, em julho de 2023, a rota era operada apenas uma vez por semana, fazendo um voo triangular para Cancún, no México, usando um Airbus A330-200.

Agentes de viagens indicam que a Aerolíneas Argentinas está redirecionando os passageiros afetados para voos com escala na Bolívia, operados pela Boliviana de Aviación, ou permitindo que o bilhete seja reembolsado.

Esta decisão deixa a Cubana de Aviación como a única operadora entre a Argentina e Cuba. A companhia aérea opera um voo triangular semanal entre Havana e Cayo Coco em um Airbus A340-300 por meio de um acordo de leasing com a Plus Ultra. Segundo a Anac Argentina, a companhia aérea cubana transportou 7.555 passageiros com uma taxa de ocupação de 45%.

A LATAM e a Boliviana de Aviación oferecem conexões para Havana a partir de outros destinos através de seus respectivos hubs. Além disso, a Copa Airlines oferece 25 voos semanais para a ilha caribenha.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile