Início Indústria Aeronáutica

ST Engineering assina acordo para a produção de 10 barcos voadores chamado de “Peixe Aéreo”

A ST Engineering de Singapura assinou um acordo com a startup turca Eurasia Mobility Solutions para a produção e entrega de até 10 embarcações aéreas do tipo AirFish 8, a partir de 2025. A parceria marca uma etapa importante na produção da aeronave experimental, que utiliza forças aerodinâmicas e pressão do ar entre a embarcação e a superfície da água para reduzir o arrasto e atingir altas velocidades de até 90 nós.

Desenvolvido pela joint venture ST Engineering AirX, o AirFish 8 é capaz de transportar até dez passageiros, incluindo tripulação, ou cerca de uma tonelada de carga. A aeronave, que está atualmente em exibição no Singapore Air Show, deverá obter certificação e estar pronta para entrar em serviço até 2025.

Por missão e estrutura — possuindo capacidade de decolagem e aterrissagem na água, sem necessidade de infraestrutura como aeroporto — o AirFish (traduzido seria algo como “peixe aéreo”) é visto pela ST Engineering como uma alternativa aos ferries, helicópteros e hidroaviões.

A empresa destaca a sua viabilidade não só para o transporte público marítimo, mas também para a entrega de serviços de logística, aplicações militares em águas litorâneas e outros.

A Eurasia Mobility Solutions pretende utilizar o AirFish 8 para fins de turismo e transporte privado. Seu fundador, Kubilay Ilgin, afirmou que a aeronave oferece “uma solução segura, sustentável e mais rápida para chegar a lugares sem necessidade de porto ou pista de pouso”, ressaltando que essa tecnologia “mudará as regras do transporte marítimo e criará novas tendências na Turquia”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile