Acaba de sair do hangar de montagem da Boeing em Everett, nesta noite de domingo para segunda-feira, o primeiro dos três últimos aviões a serem fabricados na história do modelo Boeing 747.
Como vem sendo acompanhado nos últimos meses, a companhia aérea norte-americana Atlas Air é dona dos quatro exemplares finais do icônico Jumbo Jet, e o primeiro deles entrou em operação no início de junho, inclusive voando ao Brasil no seu primeiro serviço comercial.
Agora, o segundo acaba de ser visto sendo retirado da linha de produção, conforme se nota na imagem a seguir, publicada por Matt Cawby em seu perfil Paine Airport, onde ele acompanha as movimentações dos jatos na fábrica da Boeing no aeroporto Paine Field e compartilha as capturas fotográficas.
747-8F line 1572 for Atlas Air was rolled out of the factory tonight pic.twitter.com/0fqwT1HKsV
— Paine Airport (@mattcawby) August 1, 2022
Como descrito por Cawby, este é o avião de número 1572. A Boeing já encerrou há alguns anos a produção de versão 747-8I de transporte de passageiros, portanto, este e os outros dois restantes são todos da versão cargueira 747-8F.
O anterior, 1571, foi registrado pela Atlas Air sob a matrícula N860GT, e os próximos três serão N861GT, N862GT e N863GT, portanto, este novo exemplar recém-saído da linha de produção deve ganhar a primeira destas três matrículas restantes.
Como o Jumbo já está praticamente pronto, incluindo a instalação dos motores, espera-se que nos próximos dias já sejam feitos os testes de solo e testes iniciais de voo, seguido do envio da aeronave para Portland, onde fica o hangar de aplicação de pintura dos Boeings 747.
Depois da entrega deste 747-8F, os dois últimos exemplares da história do projeto 747 são esperados ainda para este segundo semestre de 2022.