A República da China, nome oficial de Taiwan, está aposentando os últimos caças americanos F-5 e trocando-os por um modelo nacional.
Os caças F-5E e F-5F Tiger II da Força Aérea da República da China estão se aposentado no final deste ano, com a chegada de mais aviões T-5 Brave Eagle, fabricados pela empresa nacional Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC).
Taiwan foi um dos primeiros países no mundo a receber o F-5, ainda na Guerra do Vietnã, como parte do esforço americano de fortalecer sua presença no Sudeste Asiático e contrabalancear a expansão comunista liderada pela China.
Os 62 caças F-5 restantes serão aposentados até o final do ano, com exceção de 5 unidades da versão RF-5E Tigergazer de reconhecimento, equipada com 3 câmeras especiais no lugar dos canhões e do radar de nariz.
Os Tigergazer continuarão em serviço até que pods de reconhecimento com sensores e câmeras cheguem dos EUA para serem incorporados no caça F-16 Fighting Falcon, que substituirá o F-5E nas funções de combate aéreo, segundo reporta a revista Janes.
Já o F-5F de dois assentos será substituído pelo T-5 Brave Eagle, que é uma versão mais avançada do F-CK-1 Ching-kuo, avião fabricado em Taiwan durante uma época que o governo americano teve resistência em vender novos aviões para a considerada província rebelde da China continental.
Este avião bimotor tem um design bastante distinto, com características de vários caças ocidentais mas sem aparência direta a nenhum avião já existente. Até o momento, apenas a Força Aérea de Taiwan encomendou o modelo, e deverá ter 66 unidades no total.