Início Empresas Aéreas

TAM vai voar entre o Brasil e a Bolívia usando um avião conhecido como Jumbolino

A boliviana Empresa Pública de Transporte Aéreo Militar, conhecida como TAM, realizará um voo não-regular entre Santa Cruz de la Sierra e Curitiba na próxima semana. A finalidade do voo é trazer ao Brasil a equipe de futebol do Bolívar, que enfrentará o Athlético Paranaense pela Copa Libertadores da América.

Os voos de ida e volta serão realizados em uma aeronave BAE Systems RJ-70 de 70 assentos, popularmente chamada de Jumbolino no meio aeronáutico por possuir quatro motores, assim como o Jumbo Jet original, o Boeing 747. O apelido teria sido dado por pilotos da antiga companhia suíça Crossair.

A programação é a seguinte:

DIA 6 DE AGOSTO – O voo decola de Santa Cruz às 13h, chegando a Curitiba às 21h45 locais. ; a chegada, para as 21h.

DIA 9 DE AGOSTO – A volta acontece um dia após o jogo, decolando da capital paranaense às 14h para chegar na Bolívia às 16h locais.

A Empresa Pública de Transporte Aéreo Militar tem vínculos estatais e oferece serviços não-regulares de transporte de passageiros, sobretudo a regiões onde outras empresas aéreas não voam, garantindo a integração regional no país andino.

O BAE 146 é um avião comercial de tamanho médio, fabricado até 2002. É frequentemente chamado de Avro-146 e apelidado de “Jumbolino”. O avião tem capacidades de decolagem e pouso curtos (STOL) e operação silenciosa. É o único jato comercial de passageiros com quatro motores a jato turbofan em uma asa acoplada ao topo da fuselagem.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile