Início Empresas Aéreas

TAP promete para setembro a divulgação de novidades sobre seu processo de privatização

Luís Rodrigues, CEO da TAP, assegurou que a companhia aérea está “preparada para qualquer cenário” e ressaltou que o Ministro das Infraestruturas prometeu novidades sobre o processo de privatização para setembro. Quanto ao funcionamento no verão, ele se mostra bastante confiante.

Espera-se que o processo de privatização seja relançado em setembro e Rodrigues garante que a companhia está “preparada para qualquer cenário”. No entanto, ele fez questão de destacar, durante a conferência da ATRS (Air Transport Research Society) que ocorreu no ISEC, em Lisboa, que essa é uma “decisão política”.

Interrogado pelo Jornal de Negócios sobre quando seriam tomados os novos passos, Luís Rodrigues comentou que, recentemente, o Ministro das Infraestruturas tornou público que “em setembro haveria novidades sobre a TAP”.

Quanto à operação no verão e possíveis restrições devido ao fato de o aeroporto de Lisboa estar operando praticamente na capacidade máxima, o CEO da TAP mostrou-se otimista. “O verão na aviação nunca é tranquilo, mas acredito que trabalhamos duramente com todos os envolvidos – como a NAV e a ANA – para garantir o verão mais tranquilo possível, dentro das restrições que temos. Estamos otimistas quanto a isso”, reforçou.

Durante seu discurso, Rodrigues listou a sustentabilidade como um dos principais desafios da indústria da aviação. Perguntado pelos jornalistas para comentar se a TAP tem planos de seguir a mesma estratégia da Lufthansa, de aplicar um adicional devido aos custos ambientais, Luís Rodrigues disse que estão avaliando “todas as opções”, mas nesta fase ainda não tomaram qualquer decisão.

O tópico é extremamente complexo. Existe uma agenda global que vai determinar o ritmo dos combustíveis sustentáveis. Estaremos atentos e, dependendo disso, e das imposições regulatórias, tomaremos decisões“, defendeu.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.