Tecnologia para produção de bioquerosene de aviação renovável é contratada pela Petrobras

Abastecimento de aeronave no Aeroporto Internacional de Viracopos

A Petrobras assinou contrato para aquisição da tecnologia HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) junto à empresa Honeywell UOP, umas das licenciadoras mais reconhecidas mundialmente em soluções para produção de combustíveis.

Com a implantação da tecnologia HEFA, a Petrobras poderá produzir, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF) a partir de correntes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.
 
A unidade HEFA da RPBC será inédita no parque de refino da empresa e terá capacidade de processar 2.700 m³/d de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino, produzindo BioQav e Diesel Renovável.

A iniciativa é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, crucial para entregarmos produtos com menos emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação”, enfatizou o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França. “Este é um marco importante na trajetória de descarbonização da Petrobras. Já adaptamos algumas de nossas refinarias com unidades de coprocessamento capazes de produzir o Diesel R5, composto de diesel mineral com 5% de óleo vegetal”, complementa França.

A produção de BioQav é estratégica para a Petrobras, uma vez que agrega valor ao parque de refino com processos mais eficientes e novos produtos, em direção a um mercado de baixo carbono.

O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável. Dentro desta estratégia, esse projeto na RPBC é o primeiro visando a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis“, destacou o Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, Cesar Cunha.

A produção está atrelada aos compromissos assumidos pelas empresas de aviação com o CORSIA a partir de 2027. O CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é o programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais. Seu objetivo é garantir que as emissões sejam estabilizadas nos níveis observados em 2020, sem que o setor aéreo precise parar de crescer.

Programa BioRefino

O Programa BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis. Entre os projetos, está a construção das duas plantas dedicadas para produção de BioQAV e Diesel 100% Renovável, além da expansão da produção de Diesel R, gerado por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que contém parcela de diesel verde (HVO, em inglês), podendo variar de 5% (Diesel R5) até 10% (Diesel R10).

O Plano Estratégico da companhia contempla investimentos de US$ 11,5 bilhões com foco na transição energética direcionados a iniciativas de baixo carbono.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.