Total de 1.135 brasileiros: Mais um voo de repatriação chega a Base Aérea do Galeão

Aeronave KC-30

Na última quarta-feira, 18 de outubro, a Operação “Voltando em Paz” alcançou um marco significativo ao repatriar 1.135 brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Turistas, empresários, religiosos, escritores, produtores de vídeo, servidores, pais e mães, mulheres grávidas, crianças de colo, e até mesmo 35 animais de estimação, encontraram refúgio nos voos da Força Aérea Brasileira.

O KC-30 (FAB2901) partiu de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave tocou o solo brasileiro às 03h desta quinta-feira, 19 de outubro. A bordo estavam 219 passageiros, que puderam finalmente deixar para trás a ameaça constante de conflito.

Para muitos, o retorno ao solo brasileiro foi uma mistura de alívio e gratidão. “Saímos de Tel Aviv debaixo de mísseis e chegamos ao Brasil com aplausos. A nossa esperança é olhar para o céu e saber que não cairão bombas“, compartilhou o escritor e empresário brasiliense, Fabrício Ramon Lopes, ao desembarcar no primeiro dos voos de repatriação.

Outra passageira, Ilana Zeigerman, expressou seu orgulho em ser brasileira: “Resgataram a gente numa situação muito vulnerável. Era tudo o que a gente estava precisando neste momento. Muito orgulho de ser brasileira.

A Força Aérea Brasileira mobilizou quatro aeronaves, incluindo um avião presidencial, para as ações de resgate. O Governo Federal também coordenou o transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv, garantindo que todos os brasileiros tivessem acesso seguro ao local de embarque. Até o momento, desembarques já ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

O processo de repatriação envolveu uma extensa colaboração entre diversas entidades governamentais. Servidores do Ministério da Agricultura desempenharam um papel crucial ao facilitar o embarque de cachorros e gatos em condições especiais, enquanto servidores do Itamaraty e ministros estiveram envolvidos em conversas cruciais para garantir a segurança no cruzamento de fronteiras e a abertura das mesmas para os brasileiros em Gaza.

Pouso próximo a Gaza

Um dos aviões da frota presidencial brasileiro foi visto ontem no aeroporto civil mais próximo da Faixa de Gaza, levando apoio para a região. De matrícula FAB2591, o Embraer E190-E1 pertence ao Grupo de Transporte Especial (GTE), que atende ao alto-escalão do governo e pousou no Aeroporto Internacional de El Arish.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias