Início Mercado

Tribunal ucraniano autoriza a nacionalização de seis motores de aeronaves Antonov AN-124

Avião Antonov AN-124 Ruslan
Imagem: Vitorinostudio / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

O Tribunal Superior Anticorrupção (VAKS) da Ucrânia concedeu o pedido de nacionalização de seis motores da aeronave AN-124-100 “Ruslan” da empresa russa Volga-Dnepr, de acordo com mensagem divulgada pelo próprio judiciário e repercutida na imprensa russa.

O conselho de juízes do Supremo Tribunal de Arbitragem da Ucrânia determinou que as receitas originadas com a nacionalização deverão ser repassadas para as autoridades do país. Os motores deverão ser repassados para a empresa estatal Antonov Airlines, que opera o modelo de avião.

Anteriormente, o Ministério da Justiça da Ucrânia instaurou processo direcionado para as empresas Volga Dnepr Airlines (Ireland) Limited, Volga-Dnepr Logistics BV, bem como Volga-Dnepr -Moscow Limited Liability Company e Volga-Dnepr Airlines LLC. Os motores estariam em solo ucraniano e em outras partes do mundo, demandando a apreensão.

Esta medida foi adotada após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter assinado um decreto sobre sanções contra 37 pessoas e 212 entidades jurídicas, incluindo a companhia aérea russa Volga-Dnepr e seu chefe Alexei Isaikin.

Esta nacionalização representa uma medida coerciva adotada pela Ucrânia em resposta às sanções recentemente impostas. Com isso, equipamentos que pertenciam à companhia aérea russa poderão auxiliar na gerência de recursos necessários naquele país.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile