Início Empresas Aéreas

Tripulantes da LATAM rejeitam proposta de acordo com a companhia

LATAM Divulgação

Os tripulantes da LATAM Brasil rejeitaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que garantiria empregos, mas reduziria a remuneração.

Segundo informado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, entidade que representa todos os pilotos e comissários da companhia, a ACT proposta pela LATAM foi colocada para votação entre os dias 23 e 27 de julho, quando foi rejeitada. Veja abaixo os percentuais:

– Comissários: 88,6% de votos contrários à proposta, e 11,4% de votos a favor;
– Copilotos: 88,9% de votos contrários, e 11,1% de votos a favor;
– Comandantes: 89,3% de votos contrários, e 10,7% de votos a favor.

A proposta da empresa garantiria empregos para todos os tripulantes nos próximos 18 meses, porém haveria reduções de jornada e salário próximas de 50%.

O maior ponto de inflexão, segundo o próprio SNA e tripulantes da companhia que conversamos ao longo da semana, é a redução salarial permanente.

Segundo os tripulantes, a empresa manteria uma redução durante o período de 18 meses (o que está sendo padrão no mundo inteiro), porém iria votar posteriormente em acordo específico se a redução seria permanente, mesmo com a aviação de volta aos níveis pré-pandemia.

Esta redução seria muito impactante, já que os tripulantes não receberiam a chamada diária, que é um valor para cada dia que passam fora da sua base contratual. Ex: comissário que é baseado em São Paulo e pernoita em Recife.

O SNA, por sua vez, informou o resultado da votação para LATAM, e disse que irá se reunir com a empresa amanhã de manhã para dar prosseguimento às negociações para possíveis novas propostas de acordo.

Sair da versão mobile