A cidade de São Paulo foi escolhida pela Turkish Airlines como quinto destino de seu Airbus A350-900, cuja primeira unidade do modelo ainda está em produção e prevista para ser entregue em abril de 2020. Com essa mudança, a maior cidade brasileira se junta a Londres, Los Angeles, Dubai e Seul no pool de lugares escolhidos pela Turkish para estrear a nova aeronave.
Segundo informações do site da empresa turca, os voos diários com o A350 para São Paulo se iniciam no dia 14 de julho de 2020, em substituição aos atuais Boeing 777-300ER que operam a rota.
Essa mudança faz parte do plano de renovação de frota, na busca por mais eficiência operacional. Hoje, a companhia aérea que possui uma frota mais antiga de aeronaves Boeing 777-300ER e Airbus A330, que começam a mostrar a idade que têm. Por exemplo, suas aeronaves 777-300ER têm classe executiva na configuração 2-3-2, com um assento no meio e sem acesso direto ao corredor, desalinhada com as práticas mais modernas de mercado.
Como será o A350 da Turkish?
Atualmente, a Turkish possui 30 aeronaves Airbus A350-900 encomendadas, sendo a primeira a ser entregue ainda este ano. Em um comunicado de imprensa da Airbus, M. İlker Aycı, Presidente do Conselho da Turkish Airlines e do Comitê Executivo, apresentou o A350 dessa forma:
“Esse pedido significativo continuará a permitir que nossa empresa de bandeira concorra ainda mais, expanda e alcance novos destinos de curto e longo alcance sem parar de nossos hubs em Istambul e Ancara. Na Turkish Airlines, estamos comprometidos em oferecer a nossos passageiros em todas as rotas a melhor experiência de voo possível e cumprimos essa promessa, já que o A350 XWB da Airbus oferece conforto e conveniência em cabines espaçosas, tudo combinado com confiabilidade contínua.”
Como ainda nada foi revelado sobre como a Turkish Airlines ajustará o interior de aeronaves, podemos apenas especular que será semelhante à frota Boeing 787-9 que eles implantaram recentemente.