Início Empresas Aéreas

Turkish se decide finalmente e mercado espera encomenda de mais de 340 aviões da Airbus

Foto – Clément Alloing

A Turkish Airlines anunciará em breve a sua grande encomenda junto da Airbus, e já teria feito até a lista de compras das novas aeronaves. Esse processo, que também envolverá um pedido com a Boeing (ainda não revelado), era para ter sido realizado no meio do ano, mas as conturbadas eleições na Turquia fizeram a companhia aérea, que é controlada pelo governo, postergar os planos.

Logo após o fim das eleições, o Presidente do Conselho da Turkish Airlines, Ahmet Bolat, informou ao AEROIN em entrevista durante a Assembleia anual da IATA que a empresa tinha retomado os trabalhos e que em breve estaria finalizando a encomenda, prevista para agosto, mas agora sem a possibilidade de encomendas junto à brasileira Embraer.

Os meses se passarem e agosto chegou, sem encomenda e, desta vez, justificada pelos problemas nos motores de vários aviões que a empresa estava colocando na lista para compra.

Agora, finalmente chegou o momento e uma lista já foi definida para ser anunciada a compra durante o Dubai Air Show que acontece nesta semana, sendo o principal show aéreo da Ásia.

Antes de começar a feira, a Airbus, junto do seu CEO Guillaume Faury, se encontrou com Ahmet Bolat no Estreito de Bósforo, em Istambul, para celebrar os detalhes finais da compra. Segundo revela a página HavaSosyalMedya e confirma a Bloomberg, esta são as aeronaves que estarão no pedido:

– 250 Airbus A321neo
– 75 Airbus A350-900
– 15 Airbus A350-1000
– 5 Airbus A350F

No total serão 345 aeronaves, sendo o grande destaque para o grande volume de jatos A321neo que se reafirma novamente como best-seller da Airbus. Porém, a novidade para a Turkish são os jatos A350-1000 de maior tamanho e os A350F cargueiros, sendo que estes dois modelos não são operados hoje pela companhia.

Estas aeronaves serão entregues, em sua maioria, até 2033 para suportar o plano de crescimento que a empresa tem para quando completar seu centenário.

A encomenda da Boeing, segundo estimativas, deve ser um pouco menor, já que a Turkish não deve ultrapassar muito as 600 aeronaves neste pedido conjunto. A fabricante americana deve receber uma encomenda um pouco maior de jatos grandes (777X e 787) quando comparado com o pedido planejado de A350 da Airbus.

Sair da versão mobile