Twitter declara guerra ao rastreamento de voos em tempo real e promete banir usuários

Em uma mudança de política relevante após a compra pelo bilionário Elon Musk, a rede social Twitter disse que vai banir qualquer conta que compartilhe dados de aviões em tempo real. A notícia veio depois que a conta @ElonJet, que monitora o avião executivo do bilionário, foi temporariamente suspensa na tarde desta quarta-feira (14).

Apesar da conta ter sido reativada, o seu proprietário, Jack Sweeney, teve que aceitar os novos termos de uso da ferramenta, que preveem banimento em caso de compartilhamento de informações de voos sem consentimento do dono do avião.

Em um tuite na noite de hoje, Elon Musk disse que “qualquer conta compartilhando informação de localização em tempo real de quem quer seja será suspensa, já que isso é uma violação de segurança física. Isso inclui a publicação de links para site com informações de localização. Postar a localização para onde alguém viajou com um certo atraso não é um problema de segurança, então está OK“.

A medida de Musk parece não fazer muito sentido, já que diversas plataformas, como FlightRadar24, Radarbox ou ADS-B Exchange, já oferecem essas informações, que são consideradas públicas por autoridades de aviação ao redor do mundo.

No entanto, o próprio magnata já havia se mostrado descontente com a conta mencionada acima monitorando cada decolagem e pouso de sua aeronave privada.

Entre as pessoas envolvidas com a aviação, a guinada na política causou reações. O jornalista de aviação Jon Ostrower, por exemplo, tuitou dizendo “bem, alguém conte o tempo, porque nós acabamos de encontrar o critério que vai resultar em minha eventual suspensão do Twitter”.

A medida vai contra a própria essência do Twitter, que busca mostrar a “vida em tempo real” e os “fatos enquanto eles acontecem”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias