UH-12 da Marinha decola de navio para resgatar moradora isolada pela enchente na Ilha dos Marinheiros (RS)

Imagem: Marinha do Brasil

Uma moradora que estava isolada na Ilha dos Marinheiros, distrito do município do Rio Grande (RS), teve que ser resgatada por militares da Marinha do Brasil (MB) a bordo de uma aeronave na última quinta-feira (16).

A manicure autônoma Nilsa Bilhalva Mendes, de 59 anos, foi resgatada pela aeronave UH-12 “Esquilo” da MB, que decolou do Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. Ela e o marido estavam abrigados na casa de amigos, ainda no mesmo distrito, na região da Lagoa dos Patos, há alguns dias, pois sua casa está completamente alagada.

Por motivos de saúde, diabete e problemas de coração, após o voo, ela foi levada pela Defesa Civil para a casa de um dos seus três filhos em Rio Grande. O trajeto de Rio Grande para a Ilha dos Marinheiros seria de 50 minutos por carro, mas as estradas estão completamente embaixo d’água.

Operação “Taquari 2”

Atuantes na calamidade desde o dia 30 de abril, militares da Marinha continuam a reforçar as ações junto às cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. Cerca de 2.000 pessoas já foram resgatadas pelos militares da MB e a Força Naval mobilizou 11 aeronaves, 9 navios, 50 embarcações e 70 viaturas para prestar auxílio.

Além disso, desde o dia 9 de maio, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) vem empreendendo ações de assistência à saúde no Hospital de Campanha (HCamp), em Guaíba, o que contribui para aliviar o fluxo nos hospitais da região.

Informações da Agência Marinha de Notícias

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias