Último Fokker 70 construído vai voltar a voar, enquanto aérea de Curaçao busca um modelo substituto

Foto: JetAir

A Jetair Caribbean está colocando de volta aos céus um clássico Fokker 70, em especial o último do modelo a ser construído (de matrícula PJ-JAB), e que estava estacionado no aeroporto de Willemstad, em Curaçao. A expectativa é que o modelo retorne à operação em 28 de setembro.

A reativação da aeronave acontece na sequência da aposentadoria de outro jato do mesmo modelo, de matrícula PJ-JAC, que foi retirado de operação devido aos custos excessivos de manutenção. Além disso, para compor a frota, a Jetair alugou um Fokker 70 da Fly Allways do Suriname.

Esse avião, o PJ-JAB, começou a sua história em 1997, quando foi entregue para a Vietnam Airlines. Mais tarde, ele mudou para a TransNusa, da Indonésia, antes de terminar na Jetair Caribbean em 2019. Apesar de ser o último Fokker construído, não é o último entregue: esse título pertence ao PJ-JAC, que voou para a KLM Cityhopper como PH-KZD por vinte anos até 2017, antes de chegar na empresa caribenha.

Para o médio e longo prazos, os planos da companhia aérea de Curaçao incluem a escolha de um novo tipo de aeronave para substituir os Fokker 70. Segundo executivos, o processo já avança, mas a decisão final ainda não tem uma data.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

GOL é condenada a indenizar passageira, que visitaria mãe doente, em...

0
A consumidora ajuizou ação buscando indenização por danos morais após seu voo chegar ao destino com mais de dez horas de atraso.