Início Indústria Aeronáutica

Ultrapassa 2.000 unidades e US$ 8 bilhões os pedidos do avião elétrico de decolagem e pouso curtos da Electra

Imagem: Divulgação / Electra

A norte-americana Electra, empresa aeroespacial com a missão de ajudar a descarbonizar a aviação e abrir novos mercados de transporte aéreo, anunciou nesta semana a confirmação de vendas pré-encomendadas de mais de 2.000 aeronaves elétricas de decolagem e pouso curto (eSTOL), com um valor de mercado superior a US$ 8 bilhões.

A empresa ultrapassou o marco do pedido em 19 de janeiro, quando assinou uma Carta de Intenções (LOI) com a JetSetGo Aviation Services Private no evento Wings India 2024, além de LOIs recentes com os líderes da indústria de viagens LYGG na Finlândia e Charm Aviation na cidade de Nova York, para apresentar as aeronaves eSTOL da Electra em seus respectivos mercados.

A Electra ressalta que essa carteira de pedidos demonstra o forte interesse de uma ampla gama de operadoras de voo em diversos mercados, que estão optando pelas aeronaves eSTOL para oferecer uma experiência de viagem aérea mais conveniente e sustentável aos seus clientes.

A fabricante está atualmente desenvolvendo uma aeronave híbrida eSTOL que permitirá o transporte rápido, seguro e acessível de passageiros e carga dentro de redes urbanas e regionais.

A capacidade única do avião de decolar e pousar em espaços tão pequenos quanto um campo de futebol, juntamente com uma velocidade de cruzeiro de 175 nós (324 km/h) e recarga de bateria durante o voo, permite operações de voo em locais anteriormente inacessíveis por voo, incluindo estacionamentos convertidos, barcaças e pistas de pouso muito curtas.

Inicialmente projetada para acomodar até nove passageiros ou 2.500 libras (1.134 kg) de carga, a aeronave pilotada, de asa fixa e com 6 motores, cobrirá distâncias de até 500 milhas (800 km) em todas as condições climáticas, afirma a fabricante.

Parceria com a JetSetGo

O JetSetGo, primeiro serviço da Índia para fretamento de jatos particulares e helicópteros, opera a maior frota de aeronaves sob demanda do país. A Electra e a JetSetGo estão colaborando para explorar mercados relevantes e identificar novas rotas usando recursos eSTOL. Estas rotas estabelecerão uma conectividade vital entre as cidades da Índia e os centros de transporte regionais para as comunidades mal servidas por voos.

“A geografia e a demografia da Índia fazem dela um mercado de lançamento ideal para a Mobilidade Aérea Avançada (AAM). Queremos liderar a transformação da conectividade urbana e regional e acreditamos que a Electra é o parceiro certo com a tecnologia para tornar esta visão uma realidade”, observou Kanika Tekriwal, Diretor de Operações (CEO) e cofundador da JetSetGo.

Parceria com a LYGG

A LYGG, com sede na Finlândia, é uma plataforma sob demanda para voos regionais, principalmente em aeroportos fora das metrópoles nos mercados de viagens nórdicos e europeus. A LYGG oferecerá às suas operadoras a compra de aviões eSTOL da Electra por meio do modelo Hybrid as a Service, proporcionando financiamento e rentabilidade às operadoras.

“Nossa parceria com a Electra garante que estamos em uma posição de liderança global na revolução da aviação sustentável. A capacidade eSTOL da Electra nos permite reescrever a definição de conexões diretas para viajantes de negócios ambientalmente conscientes que utilizam aeródromos existentes mais próximos dos centros das cidades, reduzindo o tempo valioso gasto no ar”, afirmou o CEO da LYGG, Roope Kekäläinen.

Parceria com a Charm Aviation

A Charm, uma das maiores operadoras de helicópteros turísticos no Nordeste dos Estados Unidos, uniu forças com a Electra para introduzir aeronaves eSTOL sustentáveis nos heliportos e vertiportos de Manhattan. As aeronaves eSTOL da Electra podem operar no espaço disponível, não requerem infraestrutura de carregamento e fornecem uma solução mais silenciosa e econômica por assento-quilômetro do que os helicópteros tradicionais e eVTOLs.

“Com as aeronaves eSTOL da Electra, a Charm Aviation oferecerá aos viajantes uma escolha muito maior de destinos de viagem, garantindo ao mesmo tempo que seremos bons vizinhos da comunidade da região com operações de voo limpas e seguras”, afirmou Cait Ephraim, presidente da Charm Aviation.

Informações da Electra

Sair da versão mobile