Início Mercado

Um Airbus A330 chinês foi comprado apenas para ser mandado a um desmanche

A Vallair, especialista em ativos de aeronaves maduras dedicada ao suporte de operadores e locadoras, está realizando a desmontagem completa de uma aeronave Airbus A330 em nome da CORAX, especialista dinamarquesa em componentes de reposição. A aeronave voou anteriormente na chinesa Hong Kong Airlines.

Anteriormente operada pela Hong Kong Airlines, a desmontagem desta aeronave de 23 anos está 80% concluída e, quando finalizada, mais de 1.500 partes terão sido removidas como Unidades de Serviço e Manutenção (USM). A equipe de logística da Vallair está processando, listando e embalando todas as peças para avaliação antes do reparo e venda pela CORAX.

O presidente da CORAX, Morten Espenhein, enfatiza a importância de ter um parceiro de desmontagem experiente e credenciado. “A percepção do valor dos ativos maduros depende de práticas de desmontagem rápidas e eficientes que protejam cada parte durante o processo de inspeção e avaliação. Nossa base de clientes globais tem acesso ilimitado a um dos inventários de componentes aeronáuticos que cresce mais rápido no mundo. Temos um compromisso com a inovação e a expansão e isso significa buscar tanto aeronaves de corredor único quanto de corredor duplo para desmontagem e gerenciar a transição simplificada para USM de uma forma econômica“, diz.

A Vallair é aprovada pela FAA e EASA e tem sido um importante player no setor de desmontagem e reciclagem de aeronaves há muitos anos. Ela é um dos membros fundadores da AFRA (Associação de Reciclagem de Frota de Aeronaves), que se tornou o padrão global para desmontagem de aeronaves e reciclagem de materiais aeronáuticos.

“Somos reconhecidos como um dos principais fornecedores independentes de serviços de desmontagem e temos uma extensa rede para aquisição e descarte de ativos. Nossas instalações de desmontagem em Châteauroux, França, empregam mecânicos qualificados e certificados para identificar, armazenar e gerenciar as peças de forma adequada para máxima eficiência e valorização dos ativos. Trabalhamos em parceria com corretores de peças, investidores, locadoras e MROs,” diz François Biarneix, Diretor de Operações da Vallair MRO em Châteauroux.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.