Um dos mais raros aviões Antonov An-124 do mundo pode fazer um voo ao Brasil em breve

Foto de Eduard Onyshchenko, GFDL via Wikimedia

Atualmente, no mundo, há apenas uma quantidade pequena de aeronaves Antonov An-124 Ruslan voando comercialmente, especialmente nas cores da Antonov Airlines, da Ucrânia, e da Volga-Dnepr, da Rússia. Poucos sabem que, além destes, também existe outra aeronave do modelo voando a partir dos Emirados Árabes.

Esse último, de matrícula UR-ZYD, pertence à Maximus Airlines e está baseado em Abu Dhabi, fazendo voos fretados pontuais para a África e, com menor frequência para a Europa e Ásia. Em breve, o mesmo avião poderá ser visto no Brasil, caso a empresa receba autorização para um pedido protocolado junto à ANAC no começo de maio.

Segundo fontes informaram e mostraram evidências ao AEROIN, a empresa pretende realizar uma operação fretada. Os detalhes do que será transportado ou o destino no país ainda não foram informados. O pedido da empresa aérea ainda tramita na ANAC e poderá ser aprovado ou não. Se aprovado, será o primeiro voo desta empresa aérea ao Brasil.

A Maximus Air é especializada em soluções de carga de ponta a ponta, especialmente transportando cargas de grande porte, usando uma frota que inclui um Antonov AN-124-100 e dois Ilyushin IL-76TDs. Outros segmentos incluem transporte VIP; o transporte de mercadorias perigosas; equestres e outros animais vivos; resposta rápida; e bens de ajuda humanitária. A Maximus Air é capaz de transportar cargas de até 120 toneladas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias