Início Aeroportos

Um novo pátio do Aeroparque, em Buenos Aires, já pode receber voos do Airbus A330

Imagem: Nathan Coats, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Na última sexta-feira, foi habilitado o novo pátio do Aeroparque-Jorge Newbery, na cidade de Buenos Aires, projetado para acomodar futuras operações de aeronaves Airbus A330-200 da Aerolíneas Argentinas.

Os três primeiros voos que utilizaram a nova plataforma foram o AR-1444, procedente de La Rioja e operado com um Embraer E190; e os AR-1801 e AR-1685, procedentes de Río Gallegos e Bariloche, respectivamente, ambos operados com aeronaves Boeing 737-800. Este novo espaço permitirá a operação de aeronaves de fuselagem larga no terminal de Buenos Aires, que começará a operar a partir de setembro próximo.

Estas novas posições 1, 2 e 3 estão localizadas no local que antes era ocupado pelo estacionamento histórico norte do terminal aéreo, detalha o Aviacionline.

Para a primeira etapa de voos, o A330 terá duas posições de operação: a posição 3B, que será conectada ao terminal por meio de uma manga telescópica para embarque e desembarque de passageiros; e a posição 32C, localizada acima do antigo estacionamento norte, que servirá como estacionamento remoto quando as aeronaves não estiverem decolando.

O manual de operações estabelece um cronograma para cada operação terrestre, que permitirá a separação adequada entre o A330 e as demais aeronaves, tanto nas chegadas quanto nas partidas. O A330 utilizará apenas a pista de taxiamento “Foxtrot” (F) para acessar a pista ou a rampa, enquanto seu acesso às pistas 13/31 será pela pista, fazendo uma passagem de ré sobre a mesma.

A Aerolíneas Argentinas planeja realizar um voo diário do Aeroparque para Miami, Estados Unidos (que depende de aprovação da FAA), além de continuar operando nas rotas domésticas já estabelecidas e atendidas por aeronaves A330: Iguazú, Calafate, Bariloche e Ushuaia.

No entanto, foi anunciado que o início das operações para Miami será adiado e que inicialmente voará apenas do Aeroparque para destinos domésticos usando o A330.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile