Um pino fez a poderosa Força Aérea dos EUA parar toda a frota de jatos KC-135 Stratotanker

Foto: USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) suspendeu sua frota de aeronaves KC-135 Stratotanker após a descoberta de um defeito em pinos de encaixe no estabilizador vertical do equipamento. Uma inspeção realizada em janeiro de 2023 revelou que os acessórios, comprados de um fornecedor entre 2020 e 2022, eram de material incorreto e com revestimento insuficiente.

“Os acessórios do terminal vertical traseiro carregam aproximadamente 90% da carga no estabilizador vertical”, explicou o memorando da USAF, confirmado como autêntico ao Defense News, como pode ser visto abaixo. “Caso um pino falhe, o outro não seria capaz de carregar a carga restante e o estabilizador vertical sairia da aeronave“. Isso poderia levar a uma tragédia.

No total, 207 aeronaves estavam em risco, incluindo as de reconhecimento RC-135 e WC-135 Constant Phoenix especializadas na detecção de partículas radioativas na atmosfera. Destas, 90 já foram inspecionadas e, delas, 24 tinham os pinos defeituosos. As que não tinham o problema foram liberadas.

Como resultado, a USAF exigiu que todas as aeronaves sejam inspecionadas antes de seu próximo voo. “Estamos tomando essa ação com muito cuidado, após consultar nossos especialistas em engenharia”, disse o Coronel Michael Kovalchek, líder sênior de material da divisão de tanques herdados do USAF Life Cycle Management Center.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com o Comando de Mobilidade Aérea e todos os usuários operacionais e prevemos que todas as aeronaves potencialmente afetadas serão inspecionadas“, concluiu.

O avião-tanque Boeing KC-135 Stratotanker, que entrou em serviço com a USAF na década de 1950, está sendo substituído pelo Boeing KC-46A Pegasus, uma versão modificada do Boeing 767-200.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias