Uma das maiores operações biométricas do mundo acaba de ser implantada no Aeroporto de Hamad, no Catar

Imagem: Divulgação – SITA

A SITA informa que os passageiros que partem do Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), no Catar, agora podem fazer o check-in, despachar suas bagagens, passar pela segurança e embarcar usando o rosto em vez do cartão de embarque.

O HIA e a Qatar Airways, em parceria com a SITA, lançaram o Fast Pass, uma das maiores implantações de tecnologia biométrica para viajantes, tanto no Oriente Médio quanto globalmente, conectando mais de 700 pontos de contato em uma única jornada biométrica confiável.

Com tecnologia da SITA, os passageiros se cadastram no Fast Pass uma única vez pelo aplicativo de check-in da Qatar Airways ou em um quiosque de autoatendimento no terminal. O processo leva apenas alguns segundos e, uma vez concluído, o rosto do usuário se torna seu cartão de embarque até o momento do embarque na aeronave.

As unidades de despacho de bagagem de autoatendimento da SITA realizam a mesma verificação facial, e tudo funciona em uma infraestrutura projetada para altos padrões de segurança e proteção de dados, mantendo os viajantes no controle de sua identidade. Em um futuro próximo, os passageiros em conexão da Qatar Airways também poderão usar a solução, assim como outras companhias aéreas interessadas que operam a partir do Aeroporto Internacional de Doha, facilitando as conexões entre voos. A participação é opcional, e a equipe está à disposição para quem preferir o processo padrão.

Os passageiros estão prontos para algo novo, já que os aeroportos em todo o mundo estão recebendo mais turistas do que nunca. Uma pesquisa da IATA mostra que a maioria agora prefere a identificação biométrica em vez de documentos físicos. Verificar um viajante uma única vez e reconhecê-lo em cada ponto de contato permite que os aeroportos atendam à crescente demanda sem filas mais longas. A aviação está em um momento decisivo, e uma implantação nessa escala mostra como pode ser o próximo padrão para o processamento de passageiros.

Para os viajantes, a partida se torna diferente. Eles entregam sua bagagem com um simples olhar para a câmera, passam pela segurança sem precisar procurar documentos e embarcam com um olhar, sem precisar vasculhar a bolsa em busca de documentos. Cada etapa que antes exigia uma parada agora leva apenas um instante. 

“A forma como as pessoas circulam pelos aeroportos está mudando, e a identidade digital confiável está no centro dessa mudança”, afirma Selim Bouri, presidente da SITA para o Oriente Médio, África e Turquia. “Quando um passageiro é verificado uma única vez e reconhecido durante toda a viagem, o aeroporto funciona com mais fluidez e o viajante mantém o controle sobre seus dados. O Aeroporto Internacional de Hamad demonstrou como isso funciona em grande escala, em todos os principais pontos de contato. Esse é o modelo no qual o setor se baseará: viagens mais rápidas e simples, pois se baseiam na confiança”, conclui.

Com grande ênfase na tecnologia móvel, o HIA planeja ampliar o serviço para mais pontos de contato ao longo do tempo, incluindo o cadastro e a verificação fora do próprio aeroporto.

Informações da SITA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias