Única variante cargueira ETOPS 180 do Boeing 737-800SF certificação de tipo da EASA

Foto: IAI

A empresa aeroespacial Israel Aerospace Industries (IAI) recebeu a aprovação do Supplemental Type Certificate (STC) para a conversão do Boeing 737-800BDSF Freighter pela European Aviation Safety Agency (EASA). Até então, esse tipo de trabalho já havia sido aprovado pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (CAAI) e pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

Agora, a estatal israelense poderá realizar serviços de conversão de aeronaves 737-800, de sua configuração original de transporte de passageiros para uma versão de carga, para clientes europeus. Dessa forma, poderá apoiar operadoras em crescimento interessadas em diversificar seus negócios e aproveitar o boom do transporte aéreo de cargas, salientou o site Aviacionline.

A certificação ocorre em um contexto de crescente demanda global por aeronaves convertidas. Nos últimos meses, o mercado de frete aéreo cresceu em todo o mundo, impulsionado pela ascensão do comércio eletrônico e pela necessidade de agregar eficiência à movimentação de suprimentos.

Em 2021, a Israel Aerospace Industries estabeleceu seu primeiro centro de conversão na Europa. Juntamente com sua empresa parceira Atitech, abriu suas instalações em Nápoles, na Itália, para trabalhar em aeronaves Boeing 737-700 e 737-800. Além disso, recentemente abriu novas linhas de conversão em outros países. Estes incluem um centro de conversão para Boeing 767 na Etiópia e outros dois para Boeing 777 na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos.

Boaz Levy, presidente e CEO da Israel Aerospace Industries, disse: “A obtenção do Certificado de Tipo Suplementar da EASA para o B737-800 nos permitirá oferecer uma solução para a crescente demanda do mercado, na Europa e em todo o mundo”.

Por sua vez, Shmuel Kuzi, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Aviação da empresa, destacou a nova solução para o mercado de carga na Europa e garantiu: “Continuaremos a expandir nossas operações e conversões de outros modelos de aeronaves para oferecer o melhor solução para clientes em todo o mundo”.

Especificações

O 737-800SF é a única variante cargueira da popular família de aeronaves da Boeing a ser aprovada para ETOPS 180 (pode voar 180 minutos com apenas um motor, em caso de falha do outro), resultando em maior flexibilidade operacional. A conversão pode ser feita em qualquer aeronave 737-800.

A conversão oferece uma capacidade de carga útil no deck principal de até 52.700 libras (23.900 kg). Apresenta onze posições para contêineres de 88 polegadas x 125 polegadas. Além disso, incorpora novas vigas de piso na parte traseira da caixa da asa e uma porta de carga de 86 polegadas x 137 polegadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias