Único Airbus com pintura da TAM leva passageiros pela última vez e agora vai para o deserto

Passados 11 anos do início do processo da fusão da LAN e da TAM, criando a LATAM, as cores da tradicional companhia brasileira estão cada vez mais próximas de desaparecerem do céu.

Fundada em 1961 como Táxi Aéreo Marília, daí o nome TAM, a empresa tocada por Rolim Amaro se tornou a primeira a operar os jatos Airbus A320 no país, e até hoje ainda restava um com as cores da companhia.

Atualmente, o nome TAM se limita apenas à TAM Táxi Aéreo, que não tem relação comercial com a LATAM Brasil, divisão brasileira do grupo latino formado em 2012, mas a pintura ainda não foi totalmente removida das aeronaves em operação.

De matrícula PT-MZY, este último A320 branco e vermelho chegou em 2001 para a TAM e teve as três pinturas da empresa, incluindo um adesivo especial para promoção da turnê Saltimbanco do Cirque du Soleil.

Agora, o jato, que era o único Airbus com a pintura da TAM, já que todos os outros ou saíram da empresa ou receberam a nova pintura da LATAM, fez hoje seu último voo comercial: Recife – Guarulhos.

A última passagem do A320 pela capital pernambucana foi captada pela câmera ao vivo do canal “Papa Charlie Golf”, conforme vídeo apresentado a seguir, com o pouso e a decolagem:

O “Canal ASA Aviation” também publicou fotos do momento, já que o “Captain Bob” estava a bordo da aeronave:

No aeroporto de Guarulhos ou no de São Carlos (SP), o jato deverá ser preparado para depois partir para um aeroporto em um deserto nos EUA, onde será desmontado, dando fim à marca TAM em aviões Airbus, restando apenas o Boeing 767 ainda voando com a clássica pintura vermelha.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias