Unidade responsável pela área de maior densidade de voos do Brasil, CRCEA-SE completa 77 anos

Imagem: Divulgação DECEA

Nesta quinta-feira, 27 de junho, completa 77 anos de atividades o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), cuja missão é prestar os serviços de navegação aérea na região de maior densidade de fluxo de tráfego aéreo do Brasil, o eixo Rio-São Paulo.

Apesar de a área de atuação ser de apenas 0,4% do espaço aéreo brasileiro, o CRCEA-SE absorve cerca de 30% de todo o tráfego aéreo nacional, contemplando, ainda, seis dos aeroportos de maior volume de voos no país: Congonhas, Guarulhos, Marte, Tom Jobim/Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá.

Imagem: FlightRadar24
Jurisdição do CRCEA-SE – Imagem: Divulgação

Para viabilizar esse intenso fluxo de voos com segurança e eficiência, a unidade conta com cerca de 800 profissionais, militares e civis, que atuam nos serviços de Controle de Tráfego Aéreo, Informações de Voo, Informações Aeronáuticas, Meteorologia Aeronáutica, Telecomunicações Aeronáuticas e Serviços de Navegação Aérea.

Imagem: Divulgação DECEA
Imagem: Divulgação DECEA

A Unidade também garante a convivência segura de aviões e helicópteros na aproximação do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Único no mundo, o sistema HELICONTROL, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é uma alternativa para viabilizar o crescente número de operações de helicópteros nesta porção do espaço aéreo.

“Em 2019, o HELICONTROL gerenciou mais de 40 mil helicópteros, superando o movimento de vários grandes aeroportos brasileiros. Equipado com avançados sistemas tecnológicos, o serviço é integrado com a Torre de Controle de São Paulo para otimizar a circulação aérea. O futuro desafio é integrar de forma segura novas aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e drones com os helicópteros e aviões existentes, exigindo estudos contínuos para garantir uma operação harmoniosa”, destacou o Comandante do CRCEA-SE, Tenente-Coronel Fábio Lourenço Carneiro Barbosa.

Criado oficialmente em 27 de junho de 1947, o CRCEA-SE, desde então, teve diferentes denominações e delimitações de atuação. O que nunca mudou, porém, foi a sua vocação para o pioneirismo e inovação tecnológica. Berço do serviço radar na América do Sul, o órgão gerencia o mais intenso fluxo de voos do País.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias