United Airlines promove sua 2ª edição da bonita ação “Girls in Aviation Day” no Aeroporto de Guarulhos

Diversos colaboradores da United Airlines, da concessionária GRU Airport e de empresas parceiras/clientes da companhia aérea norte-americana dedicaram ontem, 26 de setembro, grande parte de seu dia para uma ação muito especial, voltada a um grupo de jovens mulheres no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O evento envolveu até visita e almoço a bordo de um moderno Boeing 787 Dreamliner, conforme mostrado nas imagens ao longo desta matéria.

O mais movimentado aeroporto da América do Sul, que conta com 4 voos diários da United Airlines, foi palco para a segunda edição do Girls in Aviation Day (GIAD), ou “Dia das Meninas na Aviação”, uma experiência única, promovida pela companhia aérea no intuito de inspirar meninas a atuar no mundo da aviação.

Um grupo de 15 garotas entre 14 e 18 anos, selecionadas pelo Instituto Vozes das Periferias, pôde conhecer toda a operação da companhia aérea americana no maior aeroporto do Brasil. Lá, elas tiveram a oportunidade de ver de perto o trabalho de colaboradoras em áreas como manutenção de aeronaves, operações de rampa, catering, carga e atendimento ao cliente.

Briefing para o início do evento, no auditório de imprensa da GRU Airport
Maquete de um Boeing 747 em um dos escritórios de operações da United que foram visitados pelas garotas
Estoque do setor de manutenção da United
Setor de manutenção da United no aeroporto de Guarulhos

Além dos setores da própria United, a visita inspiracional contou com passagem também pelas instalações dos bombeiros do aeroporto e pelas seções do centro de controle de operações da GRU Airport.

Sala de briefing das instalações dos bombeiros
Uma das salas do centro de operações da GRU Airport

Ao longo da experiência, as garotas participaram de um café da manhã na sala VIP do Banco Safra e de um almoço a bordo de um Boeing 787-9 Dreamliner da United. Na aeronave, elas usaram os assentos da classe executiva Polaris da companhia, sendo servidas com as mesmas refeições do serviço de bordo padrão da empresa e ganhando o kit da Away que é dado aos passageiros da executiva.

Elas também puderam fazer um tour por todo o moderno avião, incluindo o cockpit e as áreas de descanso dos tripulantes.

Café da manhã na sala VIP do Banco Safra
Café da manhã na sala VIP do Banco Safra
Boeing 787-9
Classe executiva Polaris de United
Assento da classe executiva Polaris da United
Serviço de bordo disponibilizado às meninas pela Gate Gourmet
Kit de amenidades dado pela United a seus passageiros da classe executiva
Área de descanso de pilotos, sobre a classe executiva na seção dianteira do 787-9
Área de descanso de comissários, sobre a classe econômica na seção traseira da aeronave

Para a edição deste ano, o evento também contou com a presença de duas garotas que participaram da visita no ano passado. Elas puderam entrar no mercado de trabalho exatamente na United, a partir de processo seletivo para o programa de Jovem Aprendiz.

Uma delas é Maria Isadora Alves de Oliveira, que relata: “Foi uma experiência incrível participar da primeira edição, pois tive a oportunidade de conhecer o aeroporto pela primeira vez e admirar as aeronaves de perto, conhecer cada departamento da United, mergulhar na história das mecânicas e compreender que nós, mulheres, temos um lugar destacado na aviação. E é com muita felicidade que consegui iniciar minha carreira na United, que me ensina algo novo todos os dias”.

Após participar do programa, Isadora acaba de ser contratada para atuar como auxiliar administrativa no setor de manutenção da companhia no aeroporto. A jovem se emocionou bastante ao deixar uma mensagem para as participantes deste ano, através do sistema de comunicação da aeronave, quando elas estavam a bordo na visita ao Boeing 787-9 Dreamliner da United (o momento da mensagem da jovem pode ser visto em vídeo neste link ou no título ao final desta matéria).

Maria Isadora no cockpit do 787, após alguns minutos se recompondo das lágrimas de emoção

Kayrone Santos, a outra participante do evento de 2022, contratada como aprendiz de marketing da United, disse: “Como eu nunca havia pisado em um aeroporto antes, com toda certeza, foi uma das experiências mais gratificantes que tive em toda a minha vida poder participar da primeira edição do Girls in Aviation Day. Passamos o dia vendo a oportunidade de inserção da mulher dentro do mercado da aviação, nas mais diversas áreas. E pouco tempo depois, tive a oportunidade de participar do processo seletivo da United e, hoje, estou aprendendo coisas novas e evoluindo todos os dias.”

O evento foi finalizado na sala de gestão de crise da GRU Airport. Uma oportunidade de conhecer o local em que todos os setores do aeroporto, órgãos e empresas aéreas envolvidos se unem para gerenciar momentos de crise, como um acidente aeronáutico ou, no exemplo citado, os protestos políticos que ocorreram recentemente nas vias de acesso e impactaram significativamente as operações do local.

Nesta sala, mulheres de posições de liderança em empresas clientes da United Airlines apresentaram suas histórias de carreira e superação, para inspirarem as garotas participantes do evento.

Jacqueline Conrado, Country Manager da United Airlines no Brasil

O Girls in Aviation Day (GIAD), que ocorre pelo segundo ano consecutivo no Brasil, é uma ação da United Airlines em parceria com o Women in Aviation International (WAI), organização sem fins lucrativos dedicada ao incentivo e ao avanço das mulheres em todos os campos e interesses de carreira na aviação.

“Estamos muito felizes em promover o ‘Dia das Meninas na Aviação’ novamente no Brasil, pois é um projeto que mostra o quão o setor aéreo pode ser inspirador ao encorajar meninas neste importante momento em que refletem como iniciar sua jornada na carreira, mostrando e expandindo as oportunidades em aviação. Também há possibilidades nas áreas de check-in e atendimento ao cliente, manutenção, cargas, financeiro, segurança do trabalho e muito mais. Ou seja, onde quiserem”, afirma Jacqueline Conrado, Country Manager da United Airlines no Brasil.

“Como companhia aérea global movida pelo nosso propósito e valores, nosso objetivo é unir as pessoas. Olhando para o futuro, pretendemos voar ainda mais alto: queremos ser parte bastante ativa da solução para criar um local de trabalho e um mundo mais diverso, equitativo e inclusivo, e entre as iniciativas está contratar, capacitar e promover oportunidades para mais mulheres no setor”, complementa Jacqueline.

Em 2023, além do Brasil, o evento promovido pela United também acontece em aeroportos de outros países da América Latina: Bogotá (Colômbia), Quito (Equador), Cidade de Panamá (Panamá), Libéria (Costa Rica), Cidade do México (México), San José (Costa Rica) e Buenos Aires (Argentina).

Cesar Gouveia, CEO e fundador do Vozes das Periferias, que faz parte da Rede Gerando Falcões, destacou a relevância da ação da United Airlines para levar oportunidades para as favelas e periferias do Brasil.

“Receber a segunda edição do Girls in Aviation Day é um motivo de orgulho para o Vozes das Periferias, mas sobretudo é de extrema relevância, pois neste dia além de nossas jovens conhecerem novas oportunidades, ampliarem os horizontes e fazerem contatos com profissionais das mais altas classes, também abre possibilidades de ingressos no mercado de trabalho da aviação, assim como em 2022, ano em que junto com a United Airlines, levamos Kayrone, Isadora e mais girls power a mostrarem seus talentos. Estamos muito felizes e entusiasmados com as novas oportunidades”, afirma Gouveia.

Lançado em 2015 pela Women in Aviation International (WAI), o Girls in Aviation Day é comemorado em todo o setor. Como um parceiro comunitário ativo da WAI, o uIMPACT, grupo de recursos de negócios para mulheres da United, organizou vários eventos para meninas interessadas em aviação nos sete hubs da companhia nos EUA e em toda a América Latina.

Boeing 787-10 Dreamliner da United no pátio de Guarulhos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias