United investe US$ 5 milhões na produção de combustível de aviação feito à base de algas

United Airlines Boeing 777

A United informa nesta segunda-feira, 13 de março, que vai investir na transformação de microalgas em combustível sustentável de aviação (SAF) por meio do primeiro investimento de seu recentemente anunciado UAV Sustainable Flight FundSM.

Este investimento de US$ 5 milhões, aportado na empresa de biocombustíveis de algas Viridos, apoiará a produção de combustível sustentável de aviação feito de algas, um recurso abundante e escalável que pode ser cultivado e colhido sem impactar a cadeia de abastecimento de alimentos.

A Viridos é especializada na bioengenharia de microalgas e sua tecnologia proprietária acelera a quantidade de óleo que pode ser produzida a partir de microalgas. Este óleo de algas poderia então ser usado para escalar a futura produção de SAF.

Recipientes de criação de algas da Viridos
Recipientes de criação de algas da Viridos – Imagem: United Airlines

O SAF é uma alternativa ao combustível de aviação convencional que, com base no ciclo de vida, reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas às viagens aéreas em comparação com o combustível de aviação convencional sozinho.

Atualmente, o SAF é feito de óleo de cozinha usado e resíduos agrícolas e, no futuro, pode ser feito de outras matérias-primas, incluindo lixo doméstico, resíduos florestais ou algas. A United informa que, até o momento, investiu mais do que qualquer companhia aérea do mundo na produção futura de SAF: mais de três bilhões de galões.

A Viridos utiliza a bioengenharia de microalgas e já alcançou sete vezes a produtividade de óleo em comparação com as típicas algas selvagens. Isso cria uma oportunidade para uma produção potencialmente escalável e mais sustentável de óleo de algas, que poderia ser usado posteriormente para produzir SAF.

Com base nas estimativas atuais, espera-se que o SAF criado pelo óleo de algas da Viridos tenha uma pegada de carbono reduzida em 70% em relação ao ciclo de vida quando comparado ao combustível de aviação tradicional.

A tecnologia de bioengenharia da Viridos combina vários atributos importantes e exclusivos que contribuem para uma melhor escalabilidade e sustentabilidade em comparação com a produção tradicional de combustível para aviação:

– As produtividades de óleo da área de superfície das algas Viridos excedem em muito qualquer cultura oleaginosa tradicional, alcançando alta produção de óleo de algas em áreas comparativamente pequenas;

– As algas Viridos são cultivadas em recipientes contendo água do mar. Isso permite a implantação contida em locais quentes e secos sem sobrecarregar os escassos recursos de água doce e terras aráveis;

– As algas Viridos têm teores de óleo extremamente altos, facilitando o processamento a jusante do óleo de algas;

– O óleo de algas Viridos é um óleo vegetal de qualidade que permite que as biorrefinarias existentes processem o óleo com alto rendimento.

O presidente da United Airlines Ventures, Mike Leskinen, disse: “A tecnologia de biocombustível à base de algas da Viridos tem o potencial de ajudar a resolver nosso problema de abastecimento sem a necessidade de terras agrícolas ou outros recursos agrícolas e marca nosso investimento inaugural em nosso novo UAV Sustainable Flight Fund interindustrial.”

Oliver Fetzer, diretor executivo da Viridos, disse: “Ao estabelecer locais de produção para cultivar microalgas projetadas pela Viridos em água salgada, estamos criando a base para um futuro biocombustível que se afaste dos combustíveis fósseis sem competir por recursos preciosos, como água doce e terras aráveis. Estamos entusiasmados por ter o apoio de United Airlines. Juntos, podemos construir o ecossistema necessário para trazer biocombustíveis de algas para o mercado”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Miami é o 1º nos EUA a ter cadeiras...

0
Estes dispositivos de mobilidade autônomos transportam os clientes até o portão desejado após selecionarem seu destino em uma tela sensível